Registros dos serviços de tele-educação do Núcleo de Telessaúde no Brasil: distribuição espacial do período 2016-2020
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i86p12697-12708Palavras-chave:
Análise espacial, Brasil, Educação à Distância, Sistema Único de Saúde, TelemedicinaResumo
Objetivo: Compreender a distribuição espaço-temporal do acesso aos serviços de tele-educação ofertados por um Núcleo de Telessaúde para todo território nacional entre os anos de 2016 a 2020. Métodos: Foram utilizados dados secundários da plataforma Telessaúde Brasil Redes que integra o Sistema de Gerenciamento de Atividades de Tele-Educação do Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís-MA. A construção dos mapas foi realizada no software QGis, versão 3.12.0. Resultados: Observou-se o aumento da frequência de acesso às ações de tele-educação do Núcleo de Telessaúde. No Maranhão e nas capitais de todos os estados em relação aos interiores, foram identificadas áreas com elevado predomínio de registros de acesso às ações de tele-educação, enquanto o menor número de acessos foi observado na Região Norte. Conclusão: Observa-se a expansão das ações de tele-educação promovidas por Núcleo de Telessaúde ao longo dos anos.
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