USO DO MICROSOFT SWAY COMO FERRAMENTA ONLINE PARA TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
USING MICROSOFT SWAY AS ON LINE TOOL FOR NURSING’S TEAM TRAINING AND QUALIFICATION
USO DE MICROSOFT SWAY COMO HERRAMIENTA ONLINE PARA CAPACITACIÓN Y CALIFICACIÓN DEL EQUIPO DE ENFERMERÍA
RESUMO
Objetivo: Relatar as etapas de construção de treinamentos para equipe de Enfermagem através da plataforma Microsoft® App Sway. Método: O estudo constitui-se de uma pesquisa metodológica, aplicada, de produção tecnológica, caracterizada pelo processo de desenvolvimento e criação de um novo produto através de cinco etapas, sendo eles, análise, desenho, desenvolvimento, avaliação e administração. A construção foi uma plataforma de treinamentos online para equipe de Enfermagem através da ferramenta Microsoft® AppSway, onde foram estabelecidos treinamentos admissionais e desenvolvimento de educação em serviço para os colaboradores.Resultado: Foi obtido um total de 3.374 horas de treinamento através de 33 temas online construídos e disponibilizados para os colaboradores através da plataforma Microsoft® Sway. Conclusão: A ferramenta Microsoft® Sway foi considerada um fator positivo para aumento do impacto de treinamento. Sua facilidade de acesso e construção favorece todo esse processo de aprendizagem pela equipe de Enfermagem.
DESCRITORES: Educação Continuada; Enfermagem; Ensino; Capacitação em Serviço.
ABSTRACT
Objective: To report the training building steps for the Nursing team by using Microsoft® App Sway platform. Method: The study comprises an applied methodological survey, referring to a technological production, featured by development and creation process of a new product, through five steps; they are: analysis, design, development, evaluation and management. The building was an on line training platform intended for the Nursing team, through Microsoft® App Sway tool. In such tool were included admission training and in-service education development for the collaborators.Result: The training course comprised a total of 3,374 hours, by means of 33 online themes built and made available for the collaborators through Microsoft® Sway platform. Conclusion: Microsoft® Sway tool was considered a positive factor for increasing the training impact. Its easy access and building have enhanced the entire learning process by the Nursing team.
DESCRIPTORS: Continued Education; Nursing; Education; Service Training.
RESUMEN
Objetivo: Presentar las etapas de construcción de capacitaciónal equipo de Enfermería por medio de la plataforma Microsoft® AppSway. Método: El estudiocomprende una investigación metodológica aplicada, relacionada conlaproducción tecnológica, destacada por elproceso de desarrollo y creación de unnuevoproducto por medio de cinco etapas; sonellas: análisis, proyecto, desarrollo, evaluación y gestión. La construcción ha sido una plataforma de capacitación online destinada al equipo de Enfermería a través de laherramienta Microsoft®AppSway; enella, se han agregado calificaciones de admisión y desarrollo de educaciónenservicio a los colaboradores.Resultado: Se obtuvoun total de 3.374 horas de capacitación a través de 33 temas online diseñados y puestos a disposición de los colaboradores a través de la plataforma Microsoft® Sway. Conclusión: La herramientaMicrosoft® Sway ha sido considerada unfactor positivo para aumento del impacto de lacapacitación. Sufacilidad para acceder y laconstrucciónmejoranelproceso completo de aprendizajedel equipo de Enfermería.
DESCRIPTORES: Educación Continua; Enfermería; Educación; Servicio de Capacitación.
RECEBIDO: 10/01/2023
APROVADO: 12/03/2023
INTRODUÇÃO
Segundo o Ministério da Saúde, a educação continuada (EC) é um tipo de educação no trabalho em saúde, que diz respeito a atividades com período de execução definido e está habitualmente associada ao uso de metodologia de ensino tradicional. A EC é responsável por realizar intervenções que promovam conhecimento técnico-científico ao profissional de saúde, de forma sequencial e acumulativa. Apesar de sua definição se diferenciar da Educação Permanente em Saúde (EPS), que é calcada na aprendizagem significativa e na transformação da realidade de trabalho, uma vez que ambas partem da educação no trabalho em saúde, os problemas enfrentados pela EC e pela EPS podem ser semelhantes. 1
Dessa forma, evidencia-se o importante papel da educação continuada na mobilização das potencialidades dos trabalhadores de enfermagem, pois ao resgatar uma concepção voltada para o desenvolvimento desses profissionais, permite uma melhor preparação para o profissional de enfermagem assumir e realizar suas competências técnicas e postura profissional, proporcionando sempre uma melhor assistência.
Também diante das novas exigências das organizações de saúde, a enfermagem enfrenta contínuas transformações, o que implica que as pessoas precisam procurar a melhor forma de ampliar seus conhecimentos, e um dos caminhos é a educação e a aprendizagem contínua.
As pesquisas sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem o intuito de acompanhar o papel das TICs em diferentes segmentos da sociedade. Entre esses segmentos, podemos destacar a pesquisa TIC Saúde, realizada no ano de 2019, que demonstrou que o uso de computadores e internet nos estabelecimentos de saúde no Brasil variam de 91% a 99%, a depender da região demográfica analisada. Esses dados demonstram a aproximação da tecnologia ao ambiente de trabalho na área da saúde, e consequentemente, indicam a necessidade de adaptação dos profissionais que atuam nesses ambientes. 2
Uma revisão integrativa sobre o uso de tecnologias para o ensino de habilidades de enfermagem descreveu três categorias entre as publicações analisadas: o uso de ambientes de simulação, o estímulo à aprendizagem, e a aprendizagem das habilidades de enfermagem propriamente ditas. Apesar da separação temática, as abordagens tecnológicas encontradas na literatura foram diversas, utilizando recursos que variam em custo e exibindo diversas possibilidades que podem ser integradas no processo educacional e na capacitação profissional. 3,4
Agregando as informações sobre a percepção de enfermeiros, um estudo qualitativo, realizado em 2017, com o objetivo de identificar a ótica dos participantes do estudo sobre a relevância do uso de tecnologias educacionais durante a graduação demonstrou que, apesar da adoção de estratégias tecnológicas divergir conforme o tempo de formação dos profissionais, todos os entrevistados consideraram o uso dessas ferramentas como fatores importantes para o processo de formação e atuação profissional. 5
Diante das intervenções tecnológicas que podem ser aplicadas à construção de conhecimentos, a plataforma Microsoft 365® que possui um conjunto de aplicativos sendo um desses o App Sway configura um ambiente interativo, que pode ser propício para o aprendizado. A eficácia dessa plataforma pode ser evidenciada pela pesquisa de Harefa et al, que comparou o uso de apostilas ao uso do Sway para o ensino em química. Os dados analisaram os formulários pré e pós-teste, e apontaram maior significância (α = 0,05) no grupo Sway. 6
Corroborando com esses achados, Usman demonstrou a melhoria no conhecimento de alunos do ensino médio após intervenção com a plataforma Microsoft 365® App Sway, com um aumento de 77.5 na intervenção convencional para 81.5 após o uso da plataforma. Além disso, a avaliação dessa estratégia realizada pelos participantes do estudo obteve respostas favoráveis ao seu uso, destacando o auxílio na compreensão do conteúdo, a aprendizagem interativa e a facilidade de acesso ao material.7
Com o conhecimento da ferramenta Microsoft 365® App Sway disponibilizada pela instituição, foi observada a oportunidade de melhorar a oferta de treinamentos para a equipe de Enfermagem pelo Serviço de Educação Continuada, através da construção e disponibilização de treinamentos on-line sobre a prática assistencial.
O objetivo do presente estudo foi evidenciar as etapas metodológicas percorridas na construção de um produto tecnológico, ou seja, construção de uma plataforma de treinamento online através do aplicativo Microsoft Sway onde foram disponibilizados treinamentos admissionais e desenvolvimento de educação em serviço para equipe de Enfermagem.
MÉTODO
O estudo constitui-se de uma pesquisa metodológica, aplicada, de produção tecnológica, caracterizada por tratar-se do processo de desenvolvimento e criação de um novo produto, atividade ou serviço, conforme o referencial Galvis-Panqueva.8
As fases do processo metodológico de produção tecnológica contemplam cinco etapas. A primeira é a análise, nesta fase ocorre a definição do objetivo e do que pretende-se ensinar, também leva em consideração o conteúdo que deve ser disponibilizado e os meios necessários para alcançar esse objetivo.
A segunda etapa é o desenho, onde é realizado as atividades didáticas que serão aplicadas através da ferramenta de ensino, a estrutura de navegação, ou seja, a interface que o usuário irá ter contato.
A terceira etapa é o desenvolvimento, essa etapa é a materialização de todo o desenho construído na fase pregressa, é a execução das ideias e a materialização desse processo.
A quarta etapa é a avaliação, onde os usuários da plataforma realizam testes para verificar viabilidade da ferramenta construída.
Por fim, a ultima etapa é a administração, onde ocorre o gerenciamento da plataforma para garantir seu pleno funcionamento, além de construção de mais recursos para se aplicar através da ferramenta tecnológica.8
O presente estudo foi realizado em uma instituição especializada em Cardiologia de nível terciário que é vinculado a Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, especializado em atendimentos aos pacientes cardiopatas, de alta complexidade, localizado na cidade de São Paulo.
Entre o período de Novembro de 2021 a Dezembro de 2022, foram realizados e previstos treinamentos admissionais para acolher os novos profissionais de enfermagem além da educação permanente e continuada, com enfoque em novos protocolos institucionais e/ou sobre a assistência segura ao paciente em acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, para os profissionais da equipe de Enfermagem já atuantes na instituição.
O processo admissional e as capacitações foram conduzidos pelo Serviço de Educação Continuada (SEC), que possui a competência para apoiar e gerir os processos de recursos humanos, seleção e capacitação dos novos profissionais de enfermagem, bem como, a educação permanente e continuada na instituição.
Entendeu-se não ser necessária a submissão do estudo ao Comitê de Ética em Pesquisa, pois foram utilizados dados agregados. No entanto, todos os aspectos ético-legais foram contemplados durante toda a produção tecnológica do produto.
RESULTADO
Inicialmente nos primeiros seis meses foram desenvolvidos 22 temas para divulgação durante processo de treinamento admissional e para a educação permanente dos profissionais.
Realizando a somatória e análise dos acessos dos profissionais de enfermagem em 22 temas, em seis meses, sendo de Dezembro de 2021 a Maio de 2022, obtivemos a estatística exibida na TABELA 1.
TABELA 1. Cursos disponíveis na Plataforma Sway e carga horária por categoria profissional – DEZEMBRO/21 – MAIO/22
Cursos disponíveis na Plataforma Sway |
Aux. Enf. |
Enfermeiro |
Téc. Enf. |
Horas de Treinamento |
|
Antiviral Glanciclovir Sódico - Orientação sobre Preparo, Cuidados na Administração e Descarte |
20 |
26 |
30 |
76 |
|
Cateter Vesical de Demora |
68 |
47 |
71 |
186 |
|
Comunicação CI.CARE |
31,5 |
22 |
29,5 |
83 |
|
Controle Transfusional de Hemocomponentes |
|
2 |
|
2 |
|
Cultura, Qualidade, Segurança do Paciente e o Risco |
2,5 |
5 |
5 |
12,5 |
|
Evento Adverso Relacionado à Assistência em Saúde |
3,5 |
2 |
3 |
8,5 |
|
Hipodermóclise |
1 |
12 |
8 |
21 |
|
Manual Básico Enfermagem - PEP |
6 |
45 |
14 |
65 |
|
Passagem de Plantão Enfermagem - PEP MV |
7 |
6 |
1 |
14 |
|
Preparo, Cuidados na Administração e Descarte do Antiviral Ganciclovir Sódico |
13 |
53 |
10 |
76 |
|
Prevenção de Lesão por Pressão |
79 |
55 |
122 |
256 |
|
Prevenção de Risco de Quedas |
130 |
111 |
178 |
419 |
|
Protocolo de Entrega de Pertences |
55 |
42,5 |
73,5 |
171 |
|
Recebimento de Solicitações de Produtos |
26,5 |
19,5 |
28,5 |
74,5 |
|
Retirada da Pulseira Hemostática |
1 |
7 |
5 |
13 |
|
RISCOS BIOLOGICOS - NR32 |
62 |
42,5 |
73,5 |
178 |
|
SEGURANÇA DO PACIENTE“Envolvimento do Cidadão na sua Segurança” |
30 |
21,5 |
30 |
81,5 |
|
Segurança no Uso de Medicamentos em Neonatologia |
14 |
13 |
22 |
49 |
|
Solicitação de Devolução de Produtos |
25 |
17,5 |
29 |
71,5 |
|
Tipagem Sanguínea e Administração de Hemocomponentes |
137 |
95 |
178 |
410 |
|
Uso de Medicamentos Hospitalares |
0 |
3 |
0 |
3 |
|
Uso Seguro de Medicamentos |
0 |
4 |
0 |
4 |
|
Total Geral |
712 |
651,5 |
911 |
2274,5 |
|
Fonte: Dados agregados extraídos do Serviço de Educação Continuada, adaptado pelos autores, 2022.
Após esse período citado anteriormente, foi ampliada a grade na Plataforma Sway para 33 cursos visando conteúdo que abordassem recursos cognitivos, psicomotores e afetivos dos profissionais de Enfermagem, foi realizando novamente a somatória e análise dos acessos dos profissionais no período de Junho de 2022 a Dezembro de 2022, conforme Tabela 2.
TABELA 2. Cursos disponíveis na Plataforma Sway e carga horário por categoria profissional – JUNHO/22 – DEZEMBRO/22.
Cursos disponíveis na Plataforma Sway |
Aux. Enf. |
Enfermeiro |
Téc. Enf. |
Total Geral |
|
Bomba de Infusão LF 2001 Enteral |
10 |
5 |
8 |
23 |
|
Bomba de Infusão LF SMART |
11 |
7 |
21 |
39 |
|
Cateter Vesical de Demora |
19 |
22 |
32 |
73 |
|
CME |
7,5 |
5,5 |
5,5 |
18,5 |
|
Comunicação CI.CARE |
3 |
4,5 |
4 |
11,5 |
|
Controle Transfusional de Hemocomponentes |
10 |
28 |
15 |
53 |
|
Cultura, Qualidade, Segurança do Paciente e o Risco |
8,5 |
7,5 |
5,5 |
21,5 |
|
Hipodermóclise |
12 |
6 |
6 |
24 |
|
Identificação do Paciente |
34 |
30 |
64 |
128 |
|
Manual Básico Enfermagem - PEP |
8 |
11 |
32 |
51 |
|
Manual SAE PEP - MV |
7 |
48 |
9 |
64 |
|
Medicamentos de Alta Vigilância (MAV's) |
7 |
19 |
22 |
48 |
|
Notificação de Reação Transfusional |
|
2 |
|
2 |
|
O que é Evento Adverso Relacionado à Assistência em Saúde |
4 |
2,5 |
6,5 |
13 |
|
Passagem de Plantão Enfermagem - PEP MV |
14 |
14 |
15 |
43 |
|
Preparo, Cuidados na Administração e Descarte do Antiviral Ganciclovir Sódico |
9 |
11 |
16 |
36 |
|
Prevenção de Lesão por Pressão |
2 |
2 |
16 |
20 |
|
Prevenção de Risco de Quedas |
6 |
15 |
51 |
72 |
|
Protocolo de Entrega de Pertences |
3,5 |
9 |
17,5 |
30 |
|
Recebimento de Solicitações de Produtos |
1,5 |
2 |
3,5 |
7 |
|
Registros de Enfermagem X Judicialização de Prontuários |
11 |
16 |
21 |
48 |
|
Retirada da Pulseira Hemostática |
12 |
15 |
13 |
40 |
|
RISCOS BIOLOGICOS - NR32 |
2 |
7 |
20,5 |
29,5 |
|
SEGURANÇA DO PACIENTE“Envolvimento do Cidadão na sua Segurança” |
4 |
4 |
13 |
21 |
|
Segurança no Uso de Medicamentos em Neonatologia |
|
|
2 |
2 |
|
Solicitação de Devolução de Produtos |
3,5 |
4,5 |
10,5 |
18,5 |
|
Tipagem Sanguínea e Administração de Hemocomponentes |
4 |
15 |
26 |
45 |
|
Travesseiro Zflow |
5 |
5 |
12 |
22 |
|
Uso de Medicamentos Hospitalares |
4 |
9 |
22 |
35 |
|
Uso Seguro de Medicamentos |
9 |
12 |
40 |
61 |
|
Total Geral |
231,5 |
338,5 |
529,5 |
1099,5 |
|
Fonte: Dados agregados extraídos do Serviço de Educação Continuada, adaptados pelos autores, 2022.
No total do período descrito, ou seja, um ano, foi obtido um total de 3.374 horas de treinamento através de 33 treinamentos online construídos e disponibilizados para os colaboradores através da plataforma Microsoft 365® App Sway.
DISCUSSÃO
O Sway é uma aplicação gratuita, para todos os usuários com uma Conta da Microsoft, em plataforma digital que permite criar de forma atrativa conteúdos e compartilhar apresentações interativas, portfólios pessoais, relatórios e muito mais. O Sway permite apresentar a informação de uma forma moderna, interativa e agradável e que funciona em qualquer dispositivo. Seu desenvolvimento e formatação possuem mecanismos altamente integrados e simples, o que facilita ao desenvolvedor do conteúdo possibilidades de inserção de diversas integrações enriquecendo o ambiente de aprendizagem. Também é multiplataforma, é partilhável e reaproveitável. Útil para utilizar em contexto sala de aula bem como para promover o trabalho colaborativo.
Partindo deste conhecimento foram inicializados o desenvolvimento e teste para os ajustes iniciais desta estratégia de ensino. Inicialmente o SEC esteve em uma unidade piloto, onde acessavam através de um tablet a aula já desenvolvida na plataforma Microsoft Sway e realizavam presencialmente o treinamento e receberam o feedback positivo desta iniciativa.
A partir desta experiência inicial, e da primeira etapa, a “análise” o SEC avaliou as necessidades de treinamentos de temas, o que se buscou realizar o desenvolvimento imediato de quatro temas, “Prevenção de Lesão, Protocolo de Entrega de Pertences, Risco Biológico NR-32, Tipagem Sanguínea e Administração de Hemocomponentes” todos necessários e pontuais naquele momento. Após construção foram divulgados para as Chefias de Enfermagem os links e QRCodes dos conteúdos desenvolvidos no App Sway.
Considerando o período a divulgação dos quatro temas citados, no total de 04 dias, obteve o acesso e de: 43 auxiliares de enfermagem, 78 técnicos de enfermagem e 55 enfermeiros.
Frente a esses resultados e a avaliação positiva desta iniciativa, o SEC verificou que o investimento entre o desenvolvimento deste tipo de treinamento frente às demandas institucionais e o aprimoramento da comunicação efetiva e a divulgação informação de conteúdos educacionais aos profissionais de enfermagem e multiprofissionais foi satisfatório, dessa forma buscou efetivar a continuidade no desenvolvimento de novos conteúdos sempre abordando os processos institucionais focando a segurança do paciente.
Na segunda etapa, para elaboração do “desenho”, foi utilizada a taxonomia de Bloom para estabelecer o processo de ensino aprendizagem, pois ele envolve várias dimensões do indivíduo que fazem parte da estruturação e construção do conhecimento. Essa estruturação passa pelas categorias: objetivos cognitivos, objetivos afetivos e objetivos psicomotores. 9,10
Estabelecemos que os objetivos cognitivos fossem: conhecer os conceitos, definições e fluxos dos processos em que a enfermagem está inserida e adquirir conhecimento técnico para execução das atribuições da equipe de enfermagem.
Desse modo, como objetivos afetivos foram definidos: Proporcionar uma ferramenta de aprendizagem leve, de fácil acesso e que tivesse um processo de ensino aprendizagem mais prazeroso para os profissionais de enfermagem.
Assim, o objetivo psicomotor definido foi: acessar os treinamentos disponibilidades através da ferramenta Microsoft Sway.
Na terceira etapa de “desenvolvimento” a proposta pedagógica relacionada à metodologia de ensino foi estruturada utilizando apresentação no aplicativo Microsoft Sway, tendo como base os conteúdos disponíveis construídos pelo Serviço de Educação Continuada. Sobre a metodologia utilizada foi seguido os objetos de aprendizagem (OA) que foram construídos com base nas tipologias de conteúdo factual, conceitual, procedimental e atitudinal.
Na quarta etapa, “avaliação”, foram construídos indicadores para análise e controle dos profissionais treinados via essa plataforma online. O indicador de hora de treinamento e se mostrou com níveis elevados após a aplicação dessa ferramenta de ensino. O SEC entendeu que a ferramenta teve boa aceitação dos profissionais. Dessa forma e através dessa análise, foi proposto um plano de curso continuado que visasse a continuação do desenvolvimento dos treinamentos e conteúdos com base na Taxonomia de Bloom, ancorado nos domínios cognitivos, psicomotores e afetivos através do aplicativo Microsoft Sway.
Por fim, como última etapa, a “administração” foi observada que o indicador de hora de treinamento teve uma redução de 50% aproximadamente, porém ainda se manteve em uma boa média em comparação com o mesmo indicador institucional em períodos em que não dispunha de treinamento online. Foi analisado que mesmo com os recursos disponíveis, é necessário que aja estímulo da equipe de Enfermagem para mobilizá-los na busca pelas atualizações de conhecimento e novas normas institucionais. O Serviço de Educação Continuada tem o dever de propor o ambiente de aprendizagem, mas também deve impulsionar os profissionais nessa busca.
Buscar novas estratégias de ensino está de acordo com o Plano de Segurança do Paciente no planejamento da educação permanente. As atualizações sobre a assistência ao paciente não param, constantemente temos novos conteúdos que podem mudar nossa prática assistencial. Os estabelecimentos de saúde necessitam incorporar novas tecnologias para contemplar e propagar esses novos conteúdos para suas equipes de trabalho. 11,12
Faz-se necessário que estratégias dinâmicas, interativas e inovadoras sejam adotadas no ensino de enfermagem, de modo que reduza a prática cristalizada de memorização estagnada de conceitos e passe a valorizar a reflexão e a tomada de decisão frente aos achados clínicos. A ferramenta Microsoft Sway vem nesse caminho de proporcionar uma nova alternativa para os diversos treinamentos necessários para a equipe de Enfermagem, de forma mais leve e dinâmica. 13
CONCLUSÃO
A implementação dessa nova ferramenta prática de treinamento em serviço, contempla as diretrizes de educação permanente da equipe de enfermagem. Foi observada boa adesão pela equipe, visto que os indicadores de treinamento tiveram um aumento considerável.
A ferramenta Microsoft Sway foi considerada um fator positivo para esse aumento do impacto de treinamento. Sua facilidade de acesso e construção favorece todo esse processo de aprendizagem pela equipe de Enfermagem.
Em um mundo tecnológico, o ensino precisa caminhar em conjuntos com os novos recursos disponíveis. Migrar o treinamento institucional para o ambiente online se mostrou um bom recurso para os Serviços de Educação Continuada. Tivemos aumento dos temas disponíveis e uma maior facilidade de acesso pela equipe de Enfermagem.
REFERÊNCIAS
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- Mauricio de Souza, Ana LuisaPetersenCogo. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa. RevGauchEnferm [Internet]. 2017;38(2):1–9.
- Cardoso Rb, Paludeto Sb, Ferreira Bj. Programa De Educação Continuada Voltado Ao Uso De Tecnologias Em Saúde: Percepção Dos Profissionais De Saúde. RevBras Ciências da Saúde. 2018;22(3):277–84.
- Pissaia LF, Costa AEK da, Rehfeldt MJH, Moreschi C. Tecnologia educacional no processo de formação de enfermeiros. 2017;18(3):185.
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- Usman RK. The Use of Microsoft Sway 365 in Teaching Reading Descriptive Text: A Response to Pandemic Situation. J English Lang Teach Cult Stud. 2020;3(2):82–8.
- Galvis-Panqueva A, Mendoza P. Ambientes virtuales de aprendizaje: uma metodologia para sucreación. Informática Educ. 1999;12(2): 295-17.
- NASCIMENTO, Juliana da Silva Garcia et al. Desenvolvimento de competência clínica em enfermagem na simulação: perspectiva da taxonomia de Bloom. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, 2021.
- CAETANO, Karen Cardoso; PERES, Heloísa Helena Ciqueto. Metodologia para estruturação de hipertexto aplicado ao ensino de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem. 2007;20: 175-179.
- Cogo ALP, Silveira DT, Pedro ENR, Tanaka RY, Catalan VM. Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2010;31(3):435-41.
- Silva, A. T., Alves, M. G., Sanches, R. S., Terra, F. S., &Resck, Z. M. R. (2016). Assistência de enfermagem e o enfoque da segurança do paciente no cenário brasileiro. Saúde em Debate, 40(111), 292–301. 1
- Pereira FGF, Silva DV, Sousa LMO, Frota NM. Construção de um aplicativo digital para o ensino de sinais vitais. Rev Gaúcha Enferm. 2016 jun;37(2)