ESTRATÉGIAS SOCIOEDUCACIONAIS DE ENFRENTAMENTO AO AEDES AEGYPTI: INTERAÇÃO ENTRE EQUIPE DE SAÚDE E COMUNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i87p13069-13084

Palavras-chave:

Dengue, Saúde Pública, Educação em Saúde, Atenção Básica

Resumo

Objetivo: construir estratégias para enfrentamento ao combate do vetor da denguepor meio de um Projeto Educador de Promoção em Saúdenoterritóriode umaUnidade BásicadeSaúdedaFamília.

Método: pesquisa descritiva, exploratória, intervencionista, participativa e com abordagem qualiquantitativa, desenvolvida no território da Unidade Básica de Saúde da Família no JardimEuropa I, em Uberlândia-MG.

Resultados: vários casos de dengue foram registrados no território, em 2017 e 2018. A partir disso, grupos de estudo foram realizados para discussão dos temas e proposta da elaboração de um projeto que envolvesse a equipe de Saúde e a comunidade. No entanto, embora o período já mais anterior, pode-se trazer a reflexão para os dias atuais, podendo ser considerado um estudo retrospectivo, visto que o cenário dos anos citados provavelmente se repete em 2023. 

Conclusão: entre os desafios da Educação em Saúde, encontra-se a necessidade de qualificação dos agentes para práticas de educação, pautadas no diálogo e na sensibilização para lidar com a realidade dos moradores, proporcionando maior participação dentro de um quadro atualizado de informações sobre a doença, assim como inseri-los nas tomadas de decisões.

Descritores: Dengue; Saúde Pública; Educação em Saúde; Atenção Básica.

Biografia do Autor

Gerusa Tomáz Faria, Enfermeira pelo Centro Universitário do Triângulo Mineiro – UNITRI.

Enfermeira pelo Centro Universitário do Triângulo Mineiro – UNITRI.

Mestre em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador – PPGAT pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU;
Especialista em Apoio em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP;
Especialista na Saúde da Pessoa Idosa pela UNA SUS – RJ;
Pós-graduada Lato Senso - Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia pelo Instituto Passo 1;
Pós-graduada Lato Senso – Saúde da Família pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU;
Pós-graduada Lato Senso – Desenvolvimento gerencial de Unidades Básicas de Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU;
Pós-graduada - MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação pela Faculdade Paulista de Desenvolvimento da Medicina – SPDM
Cursando Pós-graduação em Cuidados Paliativos na Atenção Primária pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein;
Doutoranda em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Argentina.

Atualmente é enfermeira assistencial/gestora e docente do ensino superior.

Mario Angelo Cenedesi Junior, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Médico pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

MBA em Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo.

MBA em História da Arte pela Universidade Estácio.

Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio.

Pós-graduando em História das Religiões pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Pos-graduando em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutorando direto em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Argentina.

Atualmente é médico do primeiro nível de atenção à Saúde e médico visitador diarista do Hospital de Cuidados Prolongados de Casa Branca.

Priscila Castro Cordeiro Fernandes, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia.
Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas - PPIPA pela Universidade Federal de Uberlândia.
Especialista em Gestão de Serviços de Saúde, Saúde da Família e Saúde do trabalhador pela FAVENI.
Doutoranda em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Argentina.

Atualmente é enfermeira assistencial/gestora e docente do ensino superior.

Jayna Epaminondas Rodrigues , Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Integração do Sertão – FIS.

Pós-graduada em Saúde Pública e da Família com Ênfase em Sanitarismo Faculdade Santa Emília – FASE Doutoranda em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Argentina.

Atualmente é enfermeira assistencial/gestora e docente do ensino superior.

Samuel do Carmo Lima , Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutorado em Geografia Médica na UNESP - Pres. Prudente (bolsista - CNPq): Malária, Aquecimento Global e Globalização (2006/2007); Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996); Mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985); Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1980); Professor da UEL, de 2003 a 2005; Professor da UFU, desde 1986; Editor e Fundador da Revista Sociedade & Natureza, de 1989 a 1992; Fundador da Revista Caminhos de Geografia, desde 2000; Fundador e editor da Revista Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, desde 2005; Editor da Revista da ANPEGE, desde 2009; Coordenador do curso de graduação em Geografia da UFU de 1999 a 2000 e de 1997 e 1998. Coordenador do Laboratório de Geografia Médica e Vigilância Ambiental em Saúde da UFU; Diretor do Instituto de Geografia da UFU de 2000 a 2005; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geogradia da UFU, desde 2007. Diretor de Vigilância em Saúde do município de Uberlândia, 2016-2017.

Maria Cristina de Moura Ferreira , Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem São José (1981).

Pós-graduação Lato Sensu em Administração Hospitalar(1982).

Habilitação em Licenciatura em Enfermagem(1988), Saúde do trabalhador (1991), Sexualidade Humana no Contexto da Assistência a Saúde (1997), Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2014).

Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (1996)

Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora Associado 3 da Universidade Federal de Uberlândia. Docente Coordenador de Extensão e Orientador da Liga de Enfermagem em Neurologia - LEN, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Professora orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGAT), Coordenadora da Comissão de Extensão do Curso de Graduação em Enfermagem - COEXT-ENF, Coordenadora dos Estágios Curriculares Supervisionados, Docente/Tutora do Programa de Residência Uni e Multiprofissional em Saúde, no Programa de Saúde Coletiva, na UFU, de Uberlândia - MG.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

Tomáz Faria, G., Cenedesi Junior, M. A., Cordeiro Fernandes, P. C., Epaminondas Rodrigues , J., do Carmo Lima , S., & de Moura Ferreira , M. C. (2023). ESTRATÉGIAS SOCIOEDUCACIONAIS DE ENFRENTAMENTO AO AEDES AEGYPTI: INTERAÇÃO ENTRE EQUIPE DE SAÚDE E COMUNIDADE. Saúde Coletiva (Barueri), 13(87), 13069–13084. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i87p13069-13084

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos