SOCIO-EDUCATIONAL STRATEGIES TO FIGHT AEDES AEGYPTI: INTERACTION BETWEEN HEALTH TEAM AND COMMUNITY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i87p13069-13084

Keywords:

Dengue, Public health, Health education, Basic Attention

Abstract

Objective: to build strategies to combat the dengue vector through a Health Promotion Educator Project in the territory of a Basic Family Health Unit.

Method: descriptive, exploratory, interventionist, participatory research with a qualitative and quantitative approach, developed in the territory of the Basic Family Health Unit in Jardim Europa I, in Uberlândia-MG.

Results: several cases of dengue were registered in the territory, in 2017 and 2018. From this, study groups were held to discuss the themes and propose the elaboration of a project that involved the Health team and the community. However, although the period is already earlier, the reflection can be brought to the present day, and can be considered a retrospective study, since the scenario of the mentioned years will probably be repeated in 2023.

Conclusion: among the challenges of Health Education, there is the need to qualify agents for educational practices, based on dialogue and awareness to deal with the reality of residents, providing greater participation within an updated framework of information about the disease, as well as including them in decision-making.

Author Biographies

Gerusa Tomáz Faria, Enfermeira pelo Centro Universitário do Triângulo Mineiro – UNITRI.

Enfermeira pelo Centro Universitário do Triângulo Mineiro – UNITRI.

Mestre em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador – PPGAT pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU;
Especialista em Apoio em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP;
Especialista na Saúde da Pessoa Idosa pela UNA SUS – RJ;
Pós-graduada Lato Senso - Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia pelo Instituto Passo 1;
Pós-graduada Lato Senso – Saúde da Família pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU;
Pós-graduada Lato Senso – Desenvolvimento gerencial de Unidades Básicas de Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU;
Pós-graduada - MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação pela Faculdade Paulista de Desenvolvimento da Medicina – SPDM
Cursando Pós-graduação em Cuidados Paliativos na Atenção Primária pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein;
Doutoranda em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Argentina.

Atualmente é enfermeira assistencial/gestora e docente do ensino superior.

Mario Angelo Cenedesi Junior, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Médico pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

MBA em Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo.

MBA em História da Arte pela Universidade Estácio.

Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio.

Pós-graduando em História das Religiões pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Pos-graduando em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutorando direto em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Argentina.

Atualmente é médico do primeiro nível de atenção à Saúde e médico visitador diarista do Hospital de Cuidados Prolongados de Casa Branca.

Priscila Castro Cordeiro Fernandes, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia.
Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas - PPIPA pela Universidade Federal de Uberlândia.
Especialista em Gestão de Serviços de Saúde, Saúde da Família e Saúde do trabalhador pela FAVENI.
Doutoranda em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Argentina.

Atualmente é enfermeira assistencial/gestora e docente do ensino superior.

Jayna Epaminondas Rodrigues , Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Integração do Sertão – FIS.

Pós-graduada em Saúde Pública e da Família com Ênfase em Sanitarismo Faculdade Santa Emília – FASE Doutoranda em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Argentina.

Atualmente é enfermeira assistencial/gestora e docente do ensino superior.

Samuel do Carmo Lima , Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutorado em Geografia Médica na UNESP - Pres. Prudente (bolsista - CNPq): Malária, Aquecimento Global e Globalização (2006/2007); Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996); Mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985); Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1980); Professor da UEL, de 2003 a 2005; Professor da UFU, desde 1986; Editor e Fundador da Revista Sociedade & Natureza, de 1989 a 1992; Fundador da Revista Caminhos de Geografia, desde 2000; Fundador e editor da Revista Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, desde 2005; Editor da Revista da ANPEGE, desde 2009; Coordenador do curso de graduação em Geografia da UFU de 1999 a 2000 e de 1997 e 1998. Coordenador do Laboratório de Geografia Médica e Vigilância Ambiental em Saúde da UFU; Diretor do Instituto de Geografia da UFU de 2000 a 2005; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geogradia da UFU, desde 2007. Diretor de Vigilância em Saúde do município de Uberlândia, 2016-2017.

Maria Cristina de Moura Ferreira , Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem São José (1981).

Pós-graduação Lato Sensu em Administração Hospitalar(1982).

Habilitação em Licenciatura em Enfermagem(1988), Saúde do trabalhador (1991), Sexualidade Humana no Contexto da Assistência a Saúde (1997), Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2014).

Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (1996)

Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora Associado 3 da Universidade Federal de Uberlândia. Docente Coordenador de Extensão e Orientador da Liga de Enfermagem em Neurologia - LEN, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Professora orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGAT), Coordenadora da Comissão de Extensão do Curso de Graduação em Enfermagem - COEXT-ENF, Coordenadora dos Estágios Curriculares Supervisionados, Docente/Tutora do Programa de Residência Uni e Multiprofissional em Saúde, no Programa de Saúde Coletiva, na UFU, de Uberlândia - MG.

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Published

2023-08-29

How to Cite

Tomáz Faria, G., Cenedesi Junior, M. A., Cordeiro Fernandes, P. C., Epaminondas Rodrigues , J., do Carmo Lima , S., & de Moura Ferreira , M. C. (2023). SOCIO-EDUCATIONAL STRATEGIES TO FIGHT AEDES AEGYPTI: INTERACTION BETWEEN HEALTH TEAM AND COMMUNITY. Saúde Coletiva (Barueri), 13(87), 13069–13084. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i87p13069-13084

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos