Atribuições do enfermeiro na detecção precoce do câncer infantil
Resumo
Objetivo: Identificar o grau de habilidade e conhecimento do profissional de enfermagem no diagnóstico precoce, tratamento e suporte familiar no contexto do câncer infantil. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura com coleta de dados nas plataformas Scielo, BVS e Lilacs. Foram selecionados artigos publicados na íntegra entre os anos de 2014 e 2022. Resultados: Dentre os resultados encontrados, a falta de preparo do profissional de enfermagem é a maior dificuldade no diagnóstico do câncer infantil, pois são raros os cursos que disponibilizam informações sobre o assunto. Conclusão: A partir dos estudos incluídos nesta revisão integrativa fica evidente a necessidade de reformulação do sistema de preparo e educação dos profissionais para atuação nessa área e, revela a significante contribuição do profissional durante o processo de tratamento do paciente.
Descritores: Câncer Infantil, Enfermagem, Diagnóstico precoce
Abstract
Objective: To identify the degree of skill and knowledge of nursing professionals in early diagnosis, treatment and family support in the context of childhood cancer. Method: This is an integrative literature review study with data collection on the Scielo, BVS and Lilacs platforms. Articles published in full between 2014 and 2022 were selected. Results: Among the results found, the lack of preparation of nursing professionals is the greatest difficulty in diagnosing childhood cancer, as courses that provide information on the subject are rare. Conclusion: From the studies included in this integrative review, the need to reformulate the system of preparation and education of professionals to work in this area is evident, and it reveals the significant contribution of the professional during the patient's treatment process.
Descriptors: Childhood Cancer, Nursing, Early diagnosis
Resumen
Objetivo: Identificar el grado de habilidad y conocimiento de los profesionales de enfermería en el diagnóstico precoz, tratamiento y apoyo familiar en el contexto del cáncer infantil. Método: Se trata de un estudio integrador de revisión bibliográfica con recolección de datos en las plataformas Scielo, BVS y Lilacs. Se seleccionaron artículos publicados íntegramente entre 2014 y 2022. Resultados: Entre los resultados encontrados, la falta de preparación de los profesionales de enfermería es la mayor dificultad en el diagnóstico del cáncer infantil, siendo escasos los cursos que brindan información sobre el tema. Conclusión: A partir de los estudios incluidos en esta revisión integradora, se evidencia la necesidad de reformular el sistema de preparación y educación de los profesionales para actuar en esta área, y revela la contribución significativa del profesional durante el proceso de tratamiento del paciente.
Descriptores: Cáncer Infantil, Enfermería, Diagnóstico precoz
Introdução
A oncogênese é um processo em que ocorre a formação do câncer, além de ser complexo acaba envolvendo múltiplas vias. O processo ocorre quando a função normal das células vivas é alterada, assim ocasionando um crescimento celular anormal. O processo em si ocorre lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se manifeste em um tumor visível. 1, 2
Cerca de 80% dos casos de câncer são desenvolvidos pelos fatores ambientais carcinógenos químicos e físicos, agente infecciosos e estilo de vida. Entre esses fatores, destacam- se, carcinógenos químicos como o tabagismo; carcinógenos físicos como irradiação ultravioleta; agentes infecciosos como o papiloma vírus e helicobacter pylori. 1,3
O câncer infantil tem suas características, sendo diferente do câncer adulto. Normalmente ocorre de natureza embrionária e são constituídos de células indiferenciadas. Crianças do sexo masculino tem maior incidência do que crianças do sexo feminino. Em crianças de etnia brancas é quase 30% maior que em crianças negras. 4
Dentre os tipos de câncer infantil, destacam-se: leucemias (glóbulos brancos); tumores do sistema nervoso central; linfomas (Tecido linfáticos); tumor de Wilms (Tumor renal); neuroblastomas (Tumor de células do sistema nervoso periférico, com maior incidência na região abdominal); tumor germinativo (Tumor das células que originarão as gônadas); osteossarcoma (Tumor ósseo); sarcomas (Câncer dos tecidos moles); retinoblastoma (Tumor de retina). 4
O diagnóstico precoce está relacionado a um alto índice de cura, portanto é uma meta a ser alcançada, pois os sintomas facilmente se mesclam a sintomas iniciais de diversas doenças comuns nessa fase a vida. Dificilmente são observados sintomas e sinais agressivos do câncer nessa fase. Portanto, a necessidade do desenvolvimento de habilidades dos profissionais de enfermagem é essencial para apontamento dessas hipóteses de diagnóstico.4
A consulta de enfermagem pediátrica é uma ferramenta fundamental para um possível diagnóstico precoce do câncer infantil, é um processo de extrema importância que possibilita o enfermeiro a identificação de alterações físicas, mentais e anomalias que podem significar problemas de saúde da criança. A consulta deve ser realizada em um ambiente adequado para a criança, de acordo com a sua faixa etária, sempre com a presença dos pais ou responsáveis legais. 5
O Instituto Nacional de Câncer (INCA), preconiza maior atenção com o aparecimento de alguns sintomas como: vômitos acompanhados de dores de cabeça; desequilíbrio ao andar; irritabilidade; dificuldade em se movimentar; dores nos ossos ou articulações; modificação repentina da cor da pele, geralmente pálida; febre; perda de peso; fraqueza; sangramento em geral; dores frequentes na barriga; ínguas ou nódulos com crescimento rápido e sem dor; suor excessivo noturno; dores de dente sem ter cáries; manchas roxas no corpo ou nas pálpebras; nódulos ou manchas na pele; pressão alterada; secreção frequente pelo ouvido; características sexuais adultas precoce; dificuldade de enxergar ou visão dupla; nos olhos: pupila branca ou reflexo de olho de gato. 6
Os tratamentos normalmente são realizados em centros especializados em crianças com câncer, uma vez que necessita de cuidados especiais, com o envolvimento de uma equipe multiprofissional. Engloba não somente a terapia medicamentosa, quimioterapia ou cirurgias, mas um conjunto de fatores que envolvem a família da criança, suas condições emocionais, cognitivas, educacionais e sociais. 7
Ainda que as descobertas e o aprimoramento do tratamento da doença estejam em progressiva evolução, principalmente nos avanços tecnológicos, como medicamentos mais eficazes e técnicas cirúrgicas, a descoberta de câncer no meio familiar expõe seus membros a situações difíceis que exigem tomadas de decisões precisas. 8
As famílias são fundamentais no processo de diagnóstico da doença e, mais ainda no suporte ao doente, principalmente quando se trata de crianças. Quanto mais bem orientadas, melhor o auxílio ao paciente, melhor utilização de recursos de adaptação, respeitando suas possibilidades e limitações individuais. É importante se cercar de uma equipe bem qualificada para oferecer ao paciente e sua família, o acolhimento de que necessitam, um cuidado autêntico, que deve ser considerado desde o diagnóstico até o desfecho do prognóstico. 8
Este estudo justifica-se à medida em que certifica-se que o câncer infantil é considerado um problema de saúde pública, tanto nos países desenvolvidos quanto os países em desenvolvimento. É considerado raro comparado ao câncer em adultos, porém cerca de 80% dos cânceres infantis ocorrem em países de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). 1
O ponto principal do câncer infantil é a detecção precoce e o início do tratamento, tendo importância fundamental para a menor mortalidade e morbidade. Portanto, existem muitos fatores que estão associados ao atraso do diagnóstico e início do tratamento. 4
A família e o enfermeiro têm papel principal no diagnóstico do paciente, a proximidade e o acompanhamento da família são fundamentais para a identificação dos sinais e sintomas da doença. O enfermeiro deve estar seguro para fazer a abordagem e o encaminhamento necessário quando notados os primeiros sintomas de câncer infantil, para que o tratamento não se inicie em um quadro avançado. 4
Este estudo busca identificar o grau de habilidade e conhecimento do profissional de enfermagem no diagnóstico precoce, tratamento e suporte familiar no contexto do câncer infantil.
Método
Realizou-se uma revisão integrativa de literatura sobre as atribuições do enfermeiro na detecção precoce do câncer infantil com coleta de dados nas plataformas Scielo, BVS e Lilacs de acordo com a estratégia PICO. A descrição da estratégia PICO é composta por quatro componentes sendo eles P- Paciente ou Problema podendo ser um único paciente ou um grupo com uma condição em particular, I- Intervenção de interesse podendo ser terapêutica, preventiva, diagnóstica, prognóstica, administrativa ou relacionada a assuntos econômicos, C- Controle ou Comparação que é definida como uma intervenção padrão, sendo a mais utilizada ou não tendo nenhuma, e O- Outcome/ desfecho representa os resultados esperados. Assim, a estratégia PICO orienta a construção da pergunta e ajuda na busca bibliográfica, permitindo que o pesquisador localize de modo rápido e fácil a melhor informação científica disponível. 9
Foram selecionados artigos publicados na íntegra entre os anos de 2014 e 2022. Na estratégia de pesquisa foram utilizados os seguintes termos de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Câncer Infantil, Enfermagem, Diagnóstico precoce. Para realizar o cruzamento entre os termos, a lógica booleana AND e OR foram empregadas com a finalidade de obter o maior número de resultados possíveis.
Estabeleceu-se como critério de inclusão artigos selecionados a partir das bases de dados previstas, utilizando-se os descritores considerados para o estudo; foram incluídos artigos que abordam a temática “Atribuições do enfermeiro na detecção precoce do câncer infantil”; nos idioma português, inglês e espanhol, disponíveis online na íntegra. Optou-se por excluir artigos de revisão bibliográfica e artigos que não condizem com o tema, ano e idioma de publicação. Por se tratar de um estudo de revisão integrativa, houve dispensa da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) conforme Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.
Dessa maneira, a pergunta norteadora do presente estudo é: Quão indispensável se faz a capacitação do enfermeiro com relação ao diagnóstico do câncer infantil?
RESULTADOS
Foram encontrados 1.488 artigos nas bases de dados Scielo, BVS e Lilacs, permanecendo após as análises de inclusões e exclusões, um total de 10 artigos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol (Tabela 1)
Tabela 1: Descrição de artigos incluídos, 2022.