Implantação do Curso de Emergências Pré-hospitalares para Estudantes de Medicina

Autores

  • ROSELMA MARCELE DA SILVA ALEXANDRE KAWAKAMI UNIVAG
  • Beatriz Sampaio dos Santos
  • Ana Carolina Lemanski
  • Eduardo dos Santos Alvares Ferreira
  • Gabriela Regina Biasi
  • Luiz Otavio Santos Amaral
  • Mateus Correia Lima de Faria Araujo
  • Vitória Mosa Pulchério

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i92p13885-13896

Palavras-chave:

Curso de emergências pré-hospitalares, Suporte básico de vida, Medicina

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de medicina na implantação do curso de práticas pré-hospitalares em uma Universidade de Medicina. Método: Trata-se de um relato de experiência descritivo do curso realizado por acadêmicos de medicina com aulas teóricas e práticas sobre temas de emergências pré-hospitalares. Resultado: O curso de Emergências Pré-hospitalares (CEMEPH) teve 40 participantes, incluindo 39 estudantes de medicina e uma socorrista do SAMU. A avaliação demonstrou uma melhoria significativa no conhecimento dos participantes, com a maioria migrando dos níveis iniciais (graus 1 e 2) para os níveis avançados (graus 4 e 5) em áreas como RCP e extricação veicular. Conclusão: Esse relato demonstra através de cenários simulados, que o curso aproximou os alunos da realidade, melhorando significativamente seus conhecimentos. A eficácia do curso foi comprovada pelo aprimoramento demonstrado nos formulários de entrada e saída, destacando a importância da contínua atualização e capacitação técnica.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

KAWAKAMI, R. M. D. S. A., Santos, B. S. dos, Lemanski, A. C., Ferreira, E. dos S. A., Biasi, G. R., Amaral, L. O. S., Araujo, M. C. L. de F., & Pulchério, V. M. (2025). Implantação do Curso de Emergências Pré-hospitalares para Estudantes de Medicina. Saúde Coletiva (Barueri), 15(92), 13885–13896. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i92p13885-13896

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos