Impactos Neuropsicológicos do Uso de Telas na Infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15211-15226

Palavras-chave:

Crianças, Tempo de Tela, Desenvolvimento, Neuropsicologia

Resumo

Objetivo: Verificar se o uso de telas é prejudicial para crianças e qual os impactos decorrentes dessa prática. Método: Foi realizada uma revisão de literatura, através das bases de dados Scielo, PubMed, BVSc e Google Scholars, onde foram selecionados artigos e capítulos de livro escritos em português, inglêss e espanhol, publicados entre 2018 e 2025. Resultados: Foram encontradas 135 publicações, das quais selecionou-se 35.  Conclusão: Atualmente, considera-se que o uso excessivo de telas, se não for bem acompanhada, dosada e assistida, pode gerar malefícios, especialmente para as crianças. O uso indiscriminado e não supervisionado pode gerar impactos negativos no desenvolvimento neurobiológico, cognitivo, comportamental e na vida escolar da criança.

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

Costa , L. J. R., Souza , G. S., Costa Brito Lacerda, E. M. da, Alves, G. S., & Alves, C. (2025). Impactos Neuropsicológicos do Uso de Telas na Infância. Saúde Coletiva (Barueri), 15(94), 15211–15226. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15211-15226

Edição

Seção

Revisão de Literatura