A Influência do Feedback Formativo no Desenvolvimento da Autorregulação da Aprendizagem na Formação Médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15399-15424

Palavras-chave:

Feedback formativo, Autorregulação da aprendizagem, Educação médica

Resumo

Esse artigo buscou investigar como o feedback formativo pode promover a autorregulação da aprendizagem na educação médica. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, sendo conduzida como uma revisão integrativa de literatura. Os dados foram levantados nas bases PubMed, SciELO e ERIC, considerando estudos publicados entre 2019 e 2024. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 19 estudos foram analisados. Os resultados indicam que o feedback formativo estruturado e contínuo favorece a autorregulação da aprendizagem, auxiliando estudantes de medicina na monitorização do desempenho acadêmico e aprimoramento de estratégias de estudo. Abordagens como feedback multimodal, reflexivo e combinado entre pares e docentes demonstram impacto positivo na aprendizagem autorregulada. No entanto, desafios como sobrecarga docente e resistência a modelos avaliativos inovadores dificultam a implementação dessas práticas. Conclui-se que investir em metodologias avaliativas baseadas no feedback formativo é essencial para fortalecer a autonomia e a competência profissional dos futuros médicos.

Biografia do Autor

Ather Barbosa Figueiredo, Mestrando em Ensino em saúde na Amazônia (PPGESA – UEPA).

Nutrionista, Mestrando em Ensino em saúde na Amazônia (PPGESA – UEPA).

Valdo Souza Araújo, Mestrando em Ensino em saúde na Amazônia (PPGESA – UEPA).

Biomédico, Mestrando em Ensino em saúde na Amazônia (PPGESA – UEPA).

Mariana de Araújo Rocha, Mestranda em Ensino em saúde na Amazônia (PPGESA – UEPA).

Enfermeira, Mestranda em Ensino em saúde na Amazônia (PPGESA – UEPA).

Lygia Miranda de Carvalho, Mestranda em Ensino em saúde na Amazônia (PPGESA – UEPA).

Enfermeira, Mestranda em Ensino em saúde na Amazônia (PPGESA – UEPA).

Gisele da Silva Pereira Gusso, Mestranda em Ensino em saúde na Amazônia (PPGESA – UEPA).

Enfermeira, Mestranda em Ensino em saúde na Amazônia (PPGESA – UEPA)

Higson Rodrigues Coelho, Doutor em Educação (Universidade Federal Fluminense – UFF).

Doutor em Educação (Universidade Federal Fluminense – UFF). Professor de pós-graduação na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

Cristofari ALK, Irala VB. Feedbacks e autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão de escopo. Rev Teias. 2022;23(71):414–33.

Fialho I, Chaleta E, Borralho A. Práticas de avaliação formativa e feedback no ensino superior. In: Universidade de Évora, editor. Ensinar, avaliar e aprender no ensino superior: perspectivas internacionais. Évora: Universidade de Évora; 2020.

Zimmerman BJ. Attaining self-regulation: a social cognitive perspective. In: Boekaerts M, Pintrich PR, Zeidner M, editors. Handbook of self-regulation. San Diego: Academic Press; 2000. p. 13–39.

Pontes LMS, Freitas MR. Avaliação formativa no internato de Medicina. Rev Bras Educ Med. 2023;47(1):e123456.

Paterniani ACP, Fior C. Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Medicina: Percepção dos Alunos. Rev Bras Educ Med. 2018;44(1):e123456.

Maqsood Z, Sajjad M, Yasmin R. Effect of feedback-integrated reflection on deep learning of undergraduate medical students in a clinical setting. BMC Med Educ. 2025;25:66. doi:10.1186/s12909-025-06648-3.

Machado ACTA, Boruchovitch E. Promovendo a autorregulação da aprendizagem em sala de aula: considerações sobre modelos de intervenção e a formação de professores. Rev Educ PUC-Campinas. 2018;23(3):337–48.

Nguyen-Tri I, Tremblay-Laroche D, Lavigne F, Tremblay ML, Lafleur A. Feedback in an Entrustment-Based Objective Structured Clinical Examination: Analysis of Content and Scoring Methods. J Grad Med Educ. 2024;16(2):286–8. doi:10.4300/JGME-D-23-00569.1.

Staal J, Waechter J, Allen J, Lee CH, Zwaan L. Deliberate practice of diagnostic clinical reasoning reveals low performance and improvement of diagnostic justification in pre-clerkship students. BMC Med Educ. 2023;23:45. doi:10.1186/s12909-023-04541-5.

Surapaneni KM. ABCs of providing constructive feedback to students during small group learning activities. Adv Physiol Educ. 2024;48:752–5. doi:10.1152/advan.00131.2024.

Van Wijk EV, Van Blankenstein FM, Donkers J, Janse RJ, Bustraan J, Adelemeijer LGM, et al. Does ‘summative’ count? The influence of the awarding of study credits on feedback use and test-taking motivation in medical progress testing. Adv Health Sci Educ. 2024;29:1665–88. doi:10.1007/s10459-024-10324-4.

Abraham R, Singaram VS. Self and peer feedback engagement and receptivity among medical students with varied academic performance in the clinical skills laboratory. BMC Med Educ. 2024;24:1065. doi:10.1186/s12909-024-06084-9.

Ma T, Li Y, Yuan H, Li F, Yang S, Zhan Y, et al. Reflection on the teaching of student-centred formative assessment in medical curricula: an investigation from the perspective of medical students. BMC Med Educ. 2023;23:141. doi:10.1186/s12909-023-04110-w.

Fuentes-Cimma J, Sluijsmans D, Riquelme A, Villagran I, Isbej L, Olivares-Labbe MT, et al. Designing feedback processes in the workplace-based learning of undergraduate health professions education: a scoping review. BMC Med Educ. 2024;24:440. doi:10.1186/s12909-024-05439-6.

Brian R, Cowan B, Knox JA, O’Sullivan PS, Bayne D, Ito T, et al. Comparing Peer and Faculty Feedback for Asynchronous Laparoscopic Skill Acquisition. J Surg Educ. 2024;81:1154–60. doi:10.1016/j.jsurg.2024.05.011.

Edwardson MA. The active feedback program: bringing medical students out of the shadows. Med Educ Online. 2021;26:1939842. doi:10.1080/10872981.2021.1939842.

Braund H, Dalgarno N, O’Dell R, Taylor DR. Making assessment a team sport: a qualitative study of facilitated group feedback in internal medicine residency. Can Med Educ J. 2024;15(2). doi:10.36834/cmej.75250.

Hosseinpour A, Nasiri M, Keshmiri F, Arabzadeh T, Sharafi H. Comparison of the effects of apprenticeship training by sandwich feedback and traditional methods on final-semester operating room technology students’ perioperative competence and performance: a randomized, controlled trial. BMC Med Educ. 2024;24:578. doi:10.1186/s12909-024-05598-6.

Bhattarai M, McAleer S. Tutor-demonstrated feedback in the mini-clinical evaluation exercise. MedEdPublish. 2020;9:130. doi:10.15694/mep.2020.000130.1.

Khan A, Jose R, Uddin A, Islam SU. The Evaluation of Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) for Assessing Neurology Cases Among Postgraduate Medicine Students. Cureus. 2024;16(11):e73641. doi:10.7759/cureus.73641.

Auto BSD, Vasconcelos MVL, Peixoto ALVA. Avaliação de habilidades clínicas e feedback na residência médica em Pediatria. Rev Bras Educ Med. 2021;45(2):e098. doi:10.1590/1981-5271v45.2-20190340

Sanchayan S, Olupeliyawa A, Chandratilake M. Feedback practices in undergraduate clinical teaching in Sri Lanka – a qualitative study. BMC Med Educ. 2024;24:559. doi:10.1186/s12909-024-05556-2.

Thomas C, Gupta S. International medical students’ experiences of psychological safety in feedback episodes: a focused ethnographic study. BMC Med Educ. 2024;24:1101. doi:10.1186/s12909-024-06077-8.

Lockyer J, Sargeant J. Multisource feedback: an overview of its use and application as a formative assessment. Can Med Educ J. 2022;13(4). doi:10.36834/cmej.73775.

Orsini C, Rodrigues V, Tricio J, Rosel M. Common models and approaches for the clinical educator to plan effective feedback encounters. J Educ Eval Health Prof. 2022;19:35. doi:10.3352/jeehp.2022.19.35.

Lee AVY, Luco AC, Tan SC. A Human-Centric Automated Essay Scoring and Feedback System for the Development of Ethical Reasoning. Educ Technol Soc. 2023;26(1):147–59. doi:10.30191/ETS.202301_26(1).0011.

Rowat J, Mhatre G, Suneja M. Mobile Application to Improve Just-in-Time 2-Way Formative Feedback in Graduate Medical Education. J Grad Med Educ. 2024;16(2):221–8. doi:10.4300/JGME-D-23-00378.1.

Johnson NR, Dzara K, Pelletier A, Goldfarb IT. Medical Students’ Intention to Change After Receiving Formative Feedback: Employing Social Cognitive Theories of Behavior. Med Sci Educ. 2022;32:1447–54. doi:10.1007/s40670-022-01668-w.

Atwa HS, Potu BK, Fadel RA, Deifalla AS, Fatima A, Othman MA, et al. Implementing Formative Assessment in Human Anatomy Practical Sessions: Medical Students’ Perception and Effect on Final Exam Performance. Adv Med Educ Pract. 2024;15:551–63. doi:10.2147/AMEP.S465384.

Nayak KR, Punja D, Suryavanshi C. Impact of readiness assurance process and faculty feedback on individual application exercises: a model for continuous assessment in physiology. Adv Physiol Educ. 2020;44:509–15. doi:10.1152/advan.00065.2020.

Olsen AA, Morbitzer KA, Zambrano S, Zeeman JM, Persky AM, Bush A, et al. Development and implementation of a formative instructional coaching program using the Teaching Practices Inventory within a health professions program. BMC Med Educ. 2022;22:554. doi:10.1186/s12909-022-03616-z.

Rajalakshmi M, Ganapathy K. Effect of Self Directed Learning Module and Assessment on Learning of National Health Programme by Medical Undergraduates – A Mixed Methods Evaluation. Indian J Community Med. 2023;48(3):465–70. doi:10.4103/ijcm.ijcm_520_22.

Pangastuti D, Widiasih N, Soemantri D. Piloting a constructive feedback model for problem-based learning in medical education. Korean J Med Educ. 2022;34(2):131–43. doi:10.3946/kjme.2022.225.

Edmondson AC, Bransby R. Psychological Safety: A Foundation for Speaking Up, Collaboration, and Innovation in Health Care. NAM Perspect. 2023. doi:10.31478/202309ª.

Haji FA, Sobani ZA, Regehr G. Feedback and the Educational Alliance: Examining Learner Engagement With Feedback in Simulation-Based Education. Med Teach. 2023;45(5):513–21. doi:10.1080/0142159X.2022.2153669

Publicado

2025-03-28

Como Citar

Hartuique, H. C. de O. da C., Garcia, C. L., Figueiredo, A. B., Araújo, V. S., Rocha, M. de A., Carvalho, L. M. de, Gusso, G. da S. P., & Coelho, H. R. (2025). A Influência do Feedback Formativo no Desenvolvimento da Autorregulação da Aprendizagem na Formação Médica. Saúde Coletiva (Barueri), 15(94), 15399–15424. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15399-15424

Edição

Seção

Revisão Integrativa