Perfil de gestantes atendidas no pré-natal em equipes de estratégia saúde da famí­lia

Autores

  • Jéssica Santos Pereira
  • Emerson Willian Santos de Almeida
  • Christiane Borges Evangelista
  • Cristiano Leonardo de Oliveira Dias
  • Joice Fernanda Costa Quadros
  • Patrí­cia Alves Paiva de Oliveira
  • Orlene Veloso Dias

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2112-2123

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Cuidado Pré-Natal, Estratégia Saúde da Famí­lia

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve por objetivo analisar o perfil assistencial das gestantes atendidas no pré-natal em equipes de Estratégia Saúde da Famí­lia de um municí­pio do Norte de Minas Gerais. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo e documental, realizado com dados de 6.545 gestantes cadastradas no SISPRENATAL e atendidas em 110 equipes da Estratégias Saúde da Famí­lia do municí­pio de Montes Claros, MG, no ano de 2016. Resultados: Os dados mostraram que a maioria das gestantes se declarou parda (55,19%). A idade predominante estava entre 20 a 34 anos (70,69 %). Em relação a quantidade de consultas de pré natal realizadas, apenas 34,59% realizaram o número preconizado para a gestação, captadas no primeiro trimestre de gestação (56,52%) e acompanhadas até a 40ª semana de gestação (29,46%). Conclusão: O estudo possibilitou a análise do perfil assistencial das gestantes atendidas pelas equipes da ESF em um municí­pio do Norte de Minas. Observa-se que parte dos indicadores de acompanhamento de pré-natal estão sendo atingidos, o que revela um resultado favorável das equipes de Atenção Primária í  Saúde (APS) na assistência pré-natal. Porém percebe-se pontos de fragilidade da assistência prestada que merecem maior reflexão tanto pelas equipes, quanto pelos gestores de forma a aprimorar a qualidade do cuidado í s gestantes.

Biografia do Autor

Jéssica Santos Pereira

Bacharel em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Emerson Willian Santos de Almeida

Aluno de Mestrado do Programa de Enfermagem Fundamental Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Christiane Borges Evangelista

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP - SP. 

Cristiano Leonardo de Oliveira Dias

Professor do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutorando em Enfermagem UNIFESP – SP. 

Joice Fernanda Costa Quadros

Especialista em Saúde da Famí­lia pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Patrí­cia Alves Paiva de Oliveira

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Unimontes. 

Orlene Veloso Dias

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP - SP. 

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Santos Pereira , J., Willian Santos de Almeida , E. ., Borges Evangelista , C. ., Leonardo de Oliveira Dias, C. ., Fernanda Costa Quadros , J., Alves Paiva de Oliveira , P. ., & Veloso Dias , O. . (2020). Perfil de gestantes atendidas no pré-natal em equipes de estratégia saúde da famí­lia. Saúde Coletiva (Barueri), 10(52), 2112–2123. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2112-2123

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos