Grupo terapêutico de familiares de crianças com alteração de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2264-2279Palavras-chave:
Linguagem, Terapia Fonoaudiológica, Relações FamiliaresResumo
Objetivo: Apresentar a proposta de grupo terapêutico de familiares de crianças com alterações de linguagem a partir da análise de relatos sobre as mudanças ocorridas na relação com a criança. Métodos: Estudo de caso de um grupo de familiares de crianças encaminhadas para atendimento fonoaudiológico com queixa de não falar ou falar pouco. A partir da análise microgenética (em concordância com a abordagem histórico-cultural) de recortes de episódios vivenciados no grupo terapêutico, são discutidas as representações discursivas das mães sobre o desenvolvimento infantil e a participação do outro nesse processo. Resultados: O discurso materno apresenta mudanças do comportamento comunicativo entre a criança e o familiar. Surge também a percepção das mães sobre a relação existente entre a intervenção do adulto como parceiro da criança na brincadeira e o desenvolvimento linguístico infantil. Conclusão: O estudo é relevante tanto por sua possibilidade de mostrar a efetividade de outras formas de atuação nos quadros de transtornos de linguagem, envolvendo efetivamente a figura familiar; quanto por tratar-se de uma proposta transdisciplinar em Saúde Coletiva, posicionando o fonoaudiólogo como mediador do grupo terapêutico.