A presença de parasitas em alfaces (Lactuca Sativa) comercializados em feiras no municí­pio de Santarém-PA

Autores

  • Beatriz Silva Lima
  • Jocireudo Carneiro Aguiar
  • Lí­lia Maria Nobre Mendonça de Aguiar
  • Domingas Machado da Silva
  • Antenor Matos de Carvalho Junior
  • Lulucha de Fátima Lima da Silva
  • Rodrigo Ruan Costa de Matos

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2534-2545

Palavras-chave:

Alface, Saúde Pública, Hortaliças, Parasitas

Resumo

OBJETIVOS: Avaliar a possí­vel presença de parasitas em amostras de alfaces comercializados em feiras do municí­pio de Santarém-PA no ano de 2019. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório, transversal, de método descritivo, e abordagem quanti-qualitativa, onde foram colhidas, entre os meses de agosto a setembro de 2019, 51 amostras da Lactuca sativa, em três feiras de comercialização no municí­pio de Santarém-PA. As amostras foram analisadas em laboratório. RESULTADOS: Dentre as amostras analisadas, 16 apresentaram-se negativas para algum parasita e 35 amostras apresentaram-se positivas das quais 07 amostras estavam contaminadas com Balantidium coli e 28 com Giardia Lamblia. CONCLUSíO: As alfaces analisadas mostraram-se ser um importante meio de transmissão de doenças parasitárias, tendo a necessidade de medidas que melhorem a qualidade higiênica-sanitária das hortaliças.

Biografia do Autor

Beatriz Silva Lima

Graduada em Biomedicina do Centro Universitário da Amazônia (UNAMA). 

Jocireudo Carneiro Aguiar

Mestre em Genética e Biologia Molecular. Docente no Centro Universitário da Amazônia (UNAMA). 

Lí­lia Maria Nobre Mendonça de Aguiar

Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialista em Oncologia; Graduada em Enfermagem; Docência e Preceptora em Ensino Superior; Preceptoria em Ensino Superior. 

Domingas Machado da Silva

Enfermeira Mestranda em Biociências pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Especialista em Urgência e Emergência (IESPES), Gestão em Saúde (FIOCRUZ) e Saúde Coletiva com Ênfase na Atenção Básica (UNAMA). 

Antenor Matos de Carvalho Junior

Enfermeiro. Mestrando em Engenharia de Processos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Saúde Pública. Docente e Preceptor na Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

Lulucha de Fátima Lima da Silva

Enfermeira. Pós-graduada em Programa de Saúde da Famí­lia. Docente no Centro Universitário da Amazônia (UNAMA). 

Rodrigo Ruan Costa de Matos

Acadêmico de Medicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Silva Lima, B. ., Carneiro Aguiar, J. ., Nobre Mendonça de Aguiar, L. M. ., Machado da Silva, D. ., Matos de Carvalho Junior, A. ., de Fátima Lima da Silva, L. ., & Costa de Matos, R. R. . (2020). A presença de parasitas em alfaces (Lactuca Sativa) comercializados em feiras no municí­pio de Santarém-PA. Saúde Coletiva (Barueri), 10(53), 2534–2545. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2534-2545

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos