Planejamento da enfermagem frente í  covid-19 numa estratégia de saúde da famí­lia: relato de experiência

Autores

  • Daniglayse Santos Vieira
  • Patrí­cia Cavalcante de Sá
  • Roberta Carozo Torres
  • Fabianny Torres de Oliveira
  • Kely Regina da Silva Lima Rocha
  • Talita Lúcio Chaves Vasconcelos
  • Maria Lysete de Assis Bastos

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i54p2729-2740

Palavras-chave:

Enfermagem, Atenção Primária í  Saúde, Coronaví­rus, Ví­rus da SARS

Resumo

Objetivo: Delinear uma experiência de planejamento organizacional da enfermagem junto í  sua equipe da Estratégia de Saúde da Famí­lia VII, frente í  pandemia da COVID-19. Método: Estudo descritivo de relato de experiência, que retrata as estratégias organizacionais construí­das para atendimento nas Unidades de Saúde da Famí­lia, que compõem a referida Estratégia, localizada na zona rural do municí­pio de Igreja Nova, AL, Brasil. Resultados: Foram elaboradas três estratégias de atendimento dos casos suspeitos do novo Coronaví­rus, nos eixos: "Orientação da comunidade sobre o problema com sensibilização para ações de prevenção e promoção da saúde", "Educação Permanente em Saúde na equipe da ESF" e "Organização da oferta dos serviços de saúde prestados pela USF frente a pandemia". Entretanto, procurou-se manter o atendimento aos programas especiais, já desenvolvidos nestas unidades de saúde, para evitar danos í  comunidade. Conclusão: As estratégias implementadas foram indispensáveis, pela função que a Atenção Primária em Saúde desempenha dentro do Sistema Único de Saúde, porque instrumentalizou os profissionais para o atendimento, definiu papéis e alinhou o discurso dos protagonistas da saúde para as orientações junto í  comunidade.  

Biografia do Autor

Daniglayse Santos Vieira

Enfermeira da Estratégia de Saúde da Famí­lia. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas. 

Patrí­cia Cavalcante de Sá

Enfermeira. Docente do Curso Subsequente de Técnico em Enfermagem do Campus Benedito Bentes/Instituto Federal de Alagoas. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas. 

Roberta Carozo Torres

Enfermeira. Docente do Curso Subsequente de Técnico em Enfermagem do Campus Benedito Bentes/Instituto Federal de Alagoas. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe. 

Fabianny Torres de Oliveira

Enfermeira Assistente do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas. 

Kely Regina da Silva Lima Rocha

Enfermeira. Docente do Curso Subsequente de Técnico em Enfermagem do Campus Benedito Bentes/Instituto Federal de Alagoas. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas. 

Talita Lúcio Chaves Vasconcelos

Enfermeira. Docente do Curso Subsequente de Técnico em Enfermagem do Campus Benedito Bentes/Instituto Federal de Alagoas. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas. 

Maria Lysete de Assis Bastos

Enfermeira. Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas e Docente do Curso Subsequente de Técnico em Enfermagem do Campus Benedito Bentes/Instituto Federal de Alagoas. Doutora em Ciências/Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas. 

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Santos Vieira , D. ., Cavalcante de Sá , P. ., Carozo Torres , R. ., Torres de Oliveira , F., da Silva Lima Rocha , K. R. ., Chaves Vasconcelos , T. L. ., & Lysete de Assis Bastos , M. (2020). Planejamento da enfermagem frente í  covid-19 numa estratégia de saúde da famí­lia: relato de experiência. Saúde Coletiva (Barueri), 10(54), 2729–2740. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i54p2729-2740

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos