Atuação da enfermagem nas práticas integrativas e complementares

Autores

  • Grace Cilene Torquarto Branco
  • Thiago da Silva Domingos
  • Gercilene Cristiane Silveira
  • Adriane Lopes
  • Anelvira de Oliveira Florentino
  • Giovana Cristina Serra D'amico https://orcid.org/0000-0002-3397-0850

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p2751-2764

Palavras-chave:

Enfermagem, Práticas Integrativas, Práticas Complementares

Resumo

Objetivos: Definir a atuação da enfermagem nas práticas integrativas e complementares. Metodologia: Realizou-se um estudo de revisão bibliográfica através das bases de dados SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde. A pesquisa ocorreu no perí­odo de junho de 2018 a outubro de 2019, além disso, foram utilizadas outras fontes de pesquisa como sites do COFEN, COREN e Ministério da Saúde, cadernos e revistas de Saúde Pública e livros, devido ao conteúdo atual e/ou que auxiliaram enriquecendo as informações deste trabalho. Os descritores utilizados para a realização da revisão bibliografia foram: "Enfermagem", "Práticas Integrativas e Práticas Complementares". Resultados e Discussão: Menciona-se a necessidade de revisão dos planos terapêuticos de cuidado para a ampliação na inserção das práticas integrativas e complementares nos tratamentos de saúde, a necessidade de abordagens sobre a temática durante o perí­odo acadêmico dos universitários e a visão holí­stica das práticas integrativas e complementares voltada para a saúde, individuo, sociedade e meio ambiente ao qual estão inseridos, seguindo os princí­pios e diretrizes SUS. Conclusão: A enfermagem está regulamentada para aplicar as técnicas/procedimentos das práticas integrativas e complementares mediante a formação preconizada pela legislação COFEN, as quais consistem em métodos que enriquecem planos terapêuticos, a qualidade de vida dos pacientes e o trabalho da enfermagem.

Biografia do Autor

Grace Cilene Torquarto Branco

Enfermeira do Ambulatório de Pequenas Cirurgias do Hospital Amaral Carvalho de Jaú.

Thiago da Silva Domingos

Doutor em Enfermagem (se precisar). Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Clí­nica e Cirúrgica - Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Gercilene Cristiane Silveira

Mestre em Ciências írea Pesquisa Clí­nica -Unesp Botucatu. Enfermeira Assistencial da Unidade Terapia Intensiva do Hospital Amaral Carvalho e Docente e Coordenadora do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas de Jaú - FIJ.

Adriane Lopes

Enfermeira. Mestre em Administração, Educação e Novas Tecnologias. Docente das Faculdades Integradas de Jaú – FIJ.

Anelvira de Oliveira Florentino

Mestre em Pesquisa Clí­nica pela Unesp Botucatu. Professor na IFSP Enfermagem; Enfermeira do Serviço e controle de infecção hospitalar no Hospital Unimed Sul Paulista.

Giovana Cristina Serra D'amico , https://orcid.org/0000-0002-3397-0850

Mestre em Pesquisa Clí­nica pela Unesp Botucatu. Professora: Faculdades Integradas de Jaú - FIJ e Professora: ETEC "Joaquim Ferreira do Amaral" - Jaú - CPS.

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Torquarto Branco , G. C. ., da Silva Domingos, T. ., Silveira, G. C. ., Lopes, A., de Oliveira Florentino , A. ., & Serra D’amico , G. C. . (2020). Atuação da enfermagem nas práticas integrativas e complementares . Saúde Coletiva (Barueri), 10(55), 2751–2764. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p2751-2764

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos