Assistência de enfermagem a pessoas com transtorno mental no hospital geral: desafios do cuidado especializado

Autores

  • Angela Aparecida Peters
  • Juliana da Silva Jeremias
  • Gisele Fernandes Tarma Cordeiro
  • Érika Bicalho de Almeida Brugger
  • Rita de Cássia Almeida da Costa
  • Giselle de Paula Assis
  • Ernani Coimbra de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p2831-2844

Palavras-chave:

Assistência de Enfermagem, Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental, Hospital Geral

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção e os desafios concebidos pela equipe de enfermagem, no atendimento especializado a pessoa com transtorno mental, no âmbito hospitalar. Metodologia: Estudo de campo do tipo descritivo-exploratório com abordagem da perspectiva qualitativa de produção e análise de dados. Resultados: Emergiram duas categorias temáticas: a) Percepção da equipe de enfermagem em relação í  pessoa com transtorno mental no âmbito hospitalar b) Desafios da enfermagem para assistir a pessoa com transtorno mental. O estudo desvela os desafios que os profissionais de enfermagem encontram para assistir os pacientes com transtornos mentais no hospital geral, ainda que compreendam que essas pessoas são passí­veis de agressão, reconhecem que através das práticas alicerçadas na abordagem humanizada, é possí­vel promover relações de confiança e respeito í  subjetividade de cada indiví­duo, resultando na promoção de autonomia dos indiví­duos envolvidos no processo de cuidado. Conclusão: A partir destas reflexões, observa-se a importância do estabelecimento de ví­nculo capaz de estimular a confiança entre os profissionais de enfermagem e pacientes, proporcionando a ampliação das práticas psicossociais.

Biografia do Autor

Angela Aparecida Peters

Enfermeira. Doutoranda pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

Juliana da Silva Jeremias

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas – Suprema. MG, Brasil.

Gisele Fernandes Tarma Cordeiro

Enfermeira. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal. Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

Érika Bicalho de Almeida Brugger

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente. Faculdade de Ciências Médicas – Suprema. MG, Brasil.

Rita de Cássia Almeida da Costa

Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis- RJ, Docente na Faculdade de Ciências Médicas – Suprema. MG, Brasil.

Giselle de Paula Assis

Enfermeira. Especialista em Saúde Mental e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora. MG, Brasil.

Ernani Coimbra de Oliveira

Enfermeiro. Doutorado em Saúde mental, docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Universidade Federal Fluminense. RJ, Brasil.

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Peters , A. A., da Silva Jeremias, J. ., Fernandes Tarma Cordeiro, G. ., Bicalho de Almeida Brugger, Érika ., Almeida da Costa, R. de C. ., Assis, G. de P., & Coimbra de Oliveira, E. . (2020). Assistência de enfermagem a pessoas com transtorno mental no hospital geral: desafios do cuidado especializado. Saúde Coletiva (Barueri), 10(55), 2831–2844. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p2831-2844

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos