Acompanhamento dos casos de reações hansênicas em um municí­pio do alto sertão Paraibano

Autores

  • Bárbara Letí­cia de Queiroz Xavier
  • Brenda dos Santos Teixeira
  • Guilherme Lages Matias
  • Amanda Soares
  • Jessica Barreto Pereira
  • Maria Mônica Paulino do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p2845-2854

Palavras-chave:

Hansení­ase, Atenção Primária í  Saúde, Continuidade da Assistência ao Paciente

Resumo

Objetivo: verificar o acompanhamento dos casos de reações hansênicas na Atenção Primária í  Saúde do municí­pio de Cajazeiras - Paraí­ba. Método: trata-se de uma pesquisa de campo, com caráter descritivo e abordagem quantitativa. Resultado: em relação ao acompanhamento pela Estratégia de Saúde da Famí­lia (ESF), 59,1% foram orientados a retornar í  unidade após a alta caso surgisse algum sinal ou sintoma de reação e 54,5% referiram ter recebido orientações dos profissionais sobre as reações hansênicas. Entretanto, 63,6% foram diagnosticados em uma unidade de referência, apesar de terem o conhecimento de retornar para ESF para realização do acompanhamento. Nota-se, portanto, a necessidade de qualificação dos profissionais para um melhor acompanhamento destes casos. Conclusão: assim, permite-se que as reações sejam diagnosticadas precocemente e que sejam realizadas condutas de monitoramento do dano neural e de prevenção das incapacidades fí­sicas, evitando que se instalem deformidades que comprometam a qualidade de vida dessas pessoas.

Biografia do Autor

Bárbara Letí­cia de Queiroz Xavier

Pós-graduada em Saúde da Famí­lia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande. Enfermeira do Hospital Municipal Doutor Argeu Braga Herbster

Brenda dos Santos Teixeira

Discente do curso de Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande.

Guilherme Lages Matias

Discente do curso de Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Amanda Soares

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestra em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraí­ba. Docente do Centro Universitário de João Pessoa.

Jessica Barreto Pereira

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraí­ba.

Maria Mônica Paulino do Nascimento

Professora assistente da Universidade Federal de Campina Grande. Mestra em saúde coletiva pela Universidade Católica de Santos.

Publicado

2020-09-03

Como Citar

de Queiroz Xavier, B. L. ., dos Santos Teixeira, B. ., Lages Matias, G., Soares, A. ., Barreto Pereira, J., & Paulino do Nascimento, M. M. . (2020). Acompanhamento dos casos de reações hansênicas em um municí­pio do alto sertão Paraibano. Saúde Coletiva (Barueri), 10(55), 2845–2854. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p2845-2854

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos