Contributos que afetam a saúde mental do enfermeiro: revisão integrativa

Autores

  • Dayane Lopes dos Santos
  • Denise Carla de Oliveira Viana Barreto
  • Leandro Andrade da Silva
  • Luciana Ribeiro Marques
  • Paulo Roberto Ferreira Machado
  • Cristiano Bertolossi Marta

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1291-1295

Palavras-chave:

Enfermeiros e Enfermeiras, Saúde Mental, Saúde do Trabalhador

Resumo

Objetivou-se identificar e discutir sobre os contributos que afetam a saúde mental do enfermeiro, encontrados nos artigos nacionais. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com buscas nas bases de dados eletrônicas por artigos que possuí­am texto completo, publicados de 2015 a 2019, em português. A busca nos apresentou 100 artigos. Após, a implementação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionamos apenas 4 artigos que atenderam a todos os critérios. Concluiu-se que um ambiente de trabalho com condições dignas de atuação protege o profissional contra o desenvolvimento de agravos mentais relacionados ao exercí­cio laboral.

Biografia do Autor

Dayane Lopes dos Santos

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Membro do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Denise Carla de Oliveira Viana Barreto

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Membro do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Leandro Andrade da Silva

Enfermeiro. Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf/UERJ). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Luciana Ribeiro Marques

Psicóloga. Psicanalista, Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano Nacional (EPFCL - Brasil) e Internacional (IF - EPFCL).

Paulo Roberto Ferreira Machado

Enfermeiro. Especialização em MBA em Gestão em Saúde. Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral da Pós-Graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Lí­der do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Santos, D. L. dos ., Barreto, D. C. de O. V. ., Silva, L. A. da ., Marques, L. R. ., Machado, P. R. F. ., & Marta, C. B. . (2020). Contributos que afetam a saúde mental do enfermeiro: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 9(48), 1291–1295. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1291-1295

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos