A enfermagem no contexto da hemoterapia: a segurança ao paciente

Autores

  • Daniela Ribeiro Lopes
  • Isabela Ribeiro Gontijo
  • Marla Ariana Silva
  • Fernanda Marcelino de Rezende e Silva
  • Silmara Nunes Andrade
  • Regina Consolação dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p2973-2984

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Serviço de hemoterapia, Transfusão de sangue

Resumo

Objetivo: Descrever o conhecimento dos enfermeiros no que se refere í s práticas hemoterápicas e a segurança do paciente no processo. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem direta e de caráter qualitativo, com 20 enfermeiros de um hospital privado de médio porte do municí­pio de Divinópolis, Minas Gerais. Foi realizado no perí­odo de agosto de 2018 a setembro de 2018 com aplicação de questionário. Resultados: A partir da análise das respostas dos participantes da pesquisa foi possí­vel a criação de quatro categorias temáticas; Práticas transfusionais: treinamentos, atualizações e impressos que auxiliem na hemotransfusão; Checagem das informações necessárias para realização das transfusões; Monitorização do paciente no processo transfusional; Reações adversas e notificação. Conclusão: O estudo evidenciou profissionais cientes da importância do procedimento, porém observou-se falhas em alguns dos temas, vendo-se a necessidade de atualização, treinamentos e maiores pesquisas na área, a fim de buscar a segurança do paciente e qualidade do atendimento.

Biografia do Autor

Daniela Ribeiro Lopes

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Isabela Ribeiro Gontijo

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Marla Ariana Silva

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Fernanda Marcelino de Rezende e Silva

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO). Docente e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Silmara Nunes Andrade

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Regina Consolação dos Santos

Enfermeira. Mestre em Ciência pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis. Docente e coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade de Itaúna (UIT), Minas Gerais.

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Ribeiro Lopes, D. ., Ribeiro Gontijo, I. ., Silva, M. A. ., de Rezende e Silva, F. M. ., Nunes Andrade, S., & Consolação dos Santos, R. . (2020). A enfermagem no contexto da hemoterapia: a segurança ao paciente . Saúde Coletiva (Barueri), 10(55), 2973–2984. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p2973-2984

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos