Caracterí­sticas de um grupo de ajuda mútua: doenças crônicas não transmissí­veis em foco

Autores

  • Érika Monteiro da Silva
  • Vera Maria Sabóia
  • Lina Márcia Miguéis Berardinelli
  • Geilsa Soraia Cavalcante Valente
  • Fernanda Tosta de Alcântara Portugal
  • Joaquim Lucas Monard Pereira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1304-1308

Palavras-chave:

Doença Crônica Não transmissí­vel, Estrutura de Grupo, Autocuidado

Resumo

Objetivo: Caracterizar aspectos sociodemográficos e de saúde de pessoas que vivem com Doenças Crônicas Não Transmissí­veis (DCNT) e que participam de grupos de ajuda mútua. Método: pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de instrumento de caracterização com intuito de dar foco aos participantes do estudo. Resultados: o gênero mais prevalente na pesquisa no estudo é o feminino 88,89% (n=8) e100% (n=9) dos participantes composto por idosos. Quanto a auto declaração de cor/raça a maioria se considera negra 55,56% (n=5). No que tange a renda familiar 66,67% (n=6) possui renda familiar de 1 a 2 salários mí­nimos. Quanto í s DCNTs 77,78% (n=7) possuem diagnóstico médico de Hipertensão Arterial Sistêmica e 100% (n=9) utilizam tratamento medicamentoso. Conclusão: as variáveis sociodemográficas e de saúde apontam para necessidade de utilizar grupos de ajuda mútua como forma de estimular o autocuidado em saúde.

Biografia do Autor

Érika Monteiro da Silva

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense, Especialista em Saúde Coletiva.

Vera Maria Sabóia

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem, professora Titular da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Lina Márcia Miguéis Berardinelli

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem, professora Associada do Departamento Enfermagem Médico Cirúrgico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Geilsa Soraia Cavalcante Valente

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem, professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Fernanda Tosta de Alcântara Portugal

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva. Enfermeira na Clí­nica de Famí­lia Victor Valla, Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil.

Joaquim Lucas Monard Pereira

Médico de Famí­lia e Comunidade. Mestrando do Mestrado profissional em Atenção Primária í  Saúde-UFRJ. Médico preceptor na Clí­nica de Famí­lia Victor Valla, Manguinhos, Rio de janeiro Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Silva, Érika M. da ., Sabóia, V. M. ., Berardinelli, L. M. M. ., Valente, G. S. C. ., Portugal, F. T. de A. ., & Pereira, J. L. M. . (2020). Caracterí­sticas de um grupo de ajuda mútua: doenças crônicas não transmissí­veis em foco. Saúde Coletiva (Barueri), 9(48), 1304–1308. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1304-1308

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos