Fatores socioculturais, mitos e crenças de nutrizes potenciais causadores do desmame precoce: uma revisão integrativa

Autores

  • Aline Tavares Carvalho
  • Luciana Medeiros Paungartner
  • Alexander de Quadros
  • Morgana Carollo Fernandes Fernandes
  • Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3152-3163

Palavras-chave:

Crenças, Aleitamento Materno, Amamentação

Resumo

Objetivo: Identificar fatores socioculturais de nutrizes relacionados í  amamentação. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de LILACS, BDENF e IBECS. Foram utilizados os descritores "Crença", "Aleitamento Materno", "Amamentação" e "Nutriz" por meio do cruzamento com os operadores booleanos "AND" e "OR". Os artigos coletados foram selecionados pelo tí­tulo, seguido da leitura do resumo e a leitura na í­ntegra. A lacuna temporal considerada na busca foi de 2009 a 2019. Resultados: Foram localizados oito artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão, 04 artigos foram inclusos no estudo. Entre os fatores socioculturais destacam-se mitos e crenças, a falta de vontade ou preguiça de amamentar. Também influenciaram e geraram impacto direto na amamentação as crenças e a situação econômica, social e cultural das mulheres. Conclusão: Os fatores socioculturais relacionaram-se a interrupção precoce da amamentação. Destaca-se a importância e a necessidade do conhecimento desses fatores pelos profissionais de saúde para elaboração de estratégias a fim de reduzir o impacto negativo no processo de amamentação para o binômio mãe/bebê.

Biografia do Autor

Aline Tavares Carvalho

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter). Enfermeira do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre.

Luciana Medeiros Paungartner

Enfermeira - Pós Graduação em UTI Geral e Gestão da Assistência Intensiva ao Paciente Crí­tico – Instituto Faveni.

Alexander de Quadros

Mestre em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE/RS). Membro Diretor da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAENSP) Polo Porto Alegre.

Morgana Carollo Fernandes Fernandes

Enfermeira. Pós-Doutoranda em Saúde da Criança pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista pela University of Toronto (UofT). Professora Colaboradora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Pesquisadora Associada do Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Colaboradora da Residência Integrada Multiprofissional em SauÌde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Tavares Carvalho , A. ., Medeiros Paungartner, L. ., de Quadros , A., Fernandes, M. C. F., & Pereira Ferreira Dellanhese, A. . (2020). Fatores socioculturais, mitos e crenças de nutrizes potenciais causadores do desmame precoce: uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3152–3163. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3152-3163

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos