Cultura de segurança do paciente num centro de terapia intensiva segundo percepção da equipe multiprofissional

Autores

  • Juliana Barros Siman
  • Joyce Martins Arimatéa Branco Tavares
  • Silvia Maria de Sá Basí­lio Lins
  • Ronilson Gonçalves Rocha
  • Priscilla Valladares Broca
  • Tatiane da Silva Campos

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1328-1336

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Unidades de Terapia Intensiva, Pessoal de Saúde

Resumo

Estudo descritivo, transversal, abordagem quantitativa, com objetivo de avaliar a percepção da equipe multiprofissional acerca da cultura de segurança do paciente no centro de terapia intensiva adulto de um Hospital Universitário Federal. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de dois instrumentos: o questionário de caracterização e a versão brasileira do "Hospital Survey on Patient Safety Culture". Participaram 45 pessoas correspondendo 73% da amostra. As dimensões de maiores médias de respostas positivas foram: Expectativas e ações da supervisão/chefia para a promoção da segurança do paciente; Abertura para comunicação e Trabalho em Equipe. Quatro dimensões receberam avaliação negativa com porcentagem acima de 50%: Resposta não punitiva ao erro; Apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente; Quadro de funcionários e Percepção Geral da Segurança do Paciente. A cultura de segurança do paciente não se encontra adequadamente implantada neste cenário, no entanto, constatou-se dimensões com potencialidades de transformação.

Biografia do Autor

Juliana Barros Siman

Enfermeira, Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva. Enfermeira no setor de Auditoria da Unimed de Governador Valadares – MG.

Joyce Martins Arimatéa Branco Tavares

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Enfermeira no setor de hemodiálise do Hospital Universitário Antônio Pedro- HUAP/ UFF. Professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Silvia Maria de Sá Basí­lio Lins

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Enfermeira no setor de hemodiálise do Hospital Universitário Antônio Pedro- HUAP/UFF. Professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da UERJ.

Ronilson Gonçalves Rocha

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Priscilla Valladares Broca

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola da Enfermagem Anna Nery da UFRJ.

Tatiane da Silva Campos

Enfermeira. Mestre em Saúde. Professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Siman, J. B. ., Tavares, J. M. A. B. ., Lins, S. M. de S. B. ., Rocha, R. G. ., Broca, P. V. ., & Campos, T. da S. . (2020). Cultura de segurança do paciente num centro de terapia intensiva segundo percepção da equipe multiprofissional . Saúde Coletiva (Barueri), 9(48), 1328–1336. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1328-1336

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos