Exposição acidental a material biológico entre trabalhadores de Enfermagem de uma emergência

Autores

  • Taiza Florêncio Costa
  • Maritza Consuelo Ortiz Sánchez
  • Maria Lelita Xavier
  • Mônica Aparecida de Oliveira Pinto Porto
  • Tatiane da Silva Campos

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1344-1349

Palavras-chave:

Exposição Ocupacional, Enfermagem Pediátrica, Serviços Médicos de Emergência

Resumo

OBJETIVO: conhecer a percepção dos trabalhadores de Enfermagem da emergência pediátrica sobre exposição acidental a material biológico e possibilidades de prevenção. METODOLOGIA: estudo qualitativo, descritivo, exploratório, com realização de entrevista semiestruturada no perí­odo de março/junho de 2016, com participação de seis sujeitos que atuam na emergência pediátrica de um Hospital Público Universitário. Para análise de dados, empregou-se a técnica da Análise Temática. RESULTADOS: Análise dos dados coletados permitiu observação de quatro categorias: percepção sobre a exposição a materiais biológicos, acidentes com material biológico, ações após a exposição, estratégias de prevenção dos acidentes e medidas protetivas e preventivas dos acidentes com material biológico. CONCLUSÕES: Após exposição das categorias, apontam necessidades de maior informação e treinamentos quanto aos riscos de exposição aos agentes biológicos no ambiente laboral de emergência pediátrica, bem como a implementação de protocolos, notificações de acidentes e prevenção que promova a conscientização do uso de equipamentos de proteção coletiva e individual.

Biografia do Autor

Taiza Florêncio Costa

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense de Niterói, Rio de Janeiro, RJ-Brasil. (in memoriam).

Maritza Consuelo Ortiz Sánchez

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense de Niterói, Rio de Janeiro, RJ-Brasil.

Maria Lelita Xavier

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ-Brasil.

Mônica Aparecida de Oliveira Pinto Porto

Enfermeira, Especializanda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense de Niterói, Rio de Janeiro, RJ-Brasil.

Tatiane da Silva Campos

Enfermeira, Mestre em Saúde, Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ-Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Costa , T. F. ., Sánchez, M. C. O. ., Xavier, M. L. ., Porto, M. A. de O. P. ., & Campos, T. da S. . (2020). Exposição acidental a material biológico entre trabalhadores de Enfermagem de uma emergência . Saúde Coletiva (Barueri), 9(48), 1344–1349. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1344-1349

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos