Avaliação da prevalência de idosos polifarmácia pelo Programa PET Saúde em Estratégia de Saúde da Famí­lia

Autores

  • Ana Carolina da Graça Fagundes
  • Lisamara Dias de Oliveira Negrini
  • Rosa Fátima de Oliveira Rodrigues
  • Carolina Bernardi Stefani
  • Jane de Oliveira
  • Clara Brito Alves
  • Juliana Oliveira Leite
  • Leonardo de Souza Marques

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3407-3416

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Saúde Pública, Saúde do Idoso

Resumo

O aumento da expectativa de vida ao longo dos anos vem acompanhado da presença das doenças crônicas não transmissí­veis e se faz necessário o uso de terapias medicamentosas associadas geralmente configurando a prática de polifarmácia. Método: Foi realizada um estudo transversal descritivo com os idosos pertencentes a uma Estratégia de Saúde da Famí­lia no interior de São Paulo onde verificou-se a informações sociodemográficas, grau de instrução, problemas de memória, uso de medicamentos, doenças mais prevalentes. Resultados: A maioria dos idosos possuí­am comorbidades, além disso pequena parcela (0,8%) não usavam medicamentos continuamente, observou-se uma predileção ao perfil de polifarmácia entre os 60 e 74 anos. Conclusão: A abordagem interprofissional pode ser uma estratégia efetiva visando a promoção do uso racional de medicamentos, onde o trabalho colaborativo da equipe de saúde pode fornecer ao paciente orientações especí­ficas e adequadas í  sua terapia medicamentosa, para a efetividade do tratamento e sua segurança.

Biografia do Autor

Ana Carolina da Graça Fagundes

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP(2008). É Mestre(2011) e Doutora(2015) em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP; Especialista em Atenção Básica e Saúde da Famí­lia pela Universidade Federal de São Paulo-UNASUS/UNIFESP(2015). Professora convidada no curso de Odontologia da Universidade São Francisco (USF)-campus de Bragança Paulista(2017-atual). Coordenadora do projeto do Centro de especialidade Odontológicas USF. Tutora Coordenadora de GAT do Projeto PETSaúde Interprofissionalidade 2019/2021 (desde 2019).

Lisamara Dias de Oliveira Negrini

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade São Francisco (2008); Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade São Francisco (2010); Especialização em Auditoria em Serviços de Saúde pela Universidade Nove de Julho (2016); e Especialização em Preceptoria no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sí­rio Libanês (2017); Cursando Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista (desde 2009): Gerente Local e Assistencial na Atenção Primária em Saúde (até 2011); Coordenadora do Componente Municipal de Auditoria do SUS (desde 2012); Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Articuladora do COAPES Regional (desde 2016); Coordenadora do Projeto PETSaúde Interprofissionalidade 2019/2021 (desde 2019). Docente no Ensino Técnico (até 2011). Docente Convidada na Universidade São Francisco (desde 2015): Compõem o Núcleo de Saúde Pública (desde 2015); Articuladora pedagógica para práticas em saúde e Integração Ensino/Serviço/Comunidade.

Rosa Fátima de Oliveira Rodrigues

Graduada em Farmácia pela Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto, Doutorado em Fármacos e Medicamentos - írea de Insumos Farmacêuticos pela Universidade de São Paulo-USP-São Paulo, Especialista em Homeopatia pelo Instituto François Lamasson-Ribeirão Preto.

Carolina Bernardi Stefani

Farmacêutica e Bioquí­mica, especialista em Saúde Pública, precpetora do Programa PET Saúde.

Jane de Oliveira

Graduada em Enfermagem pela Universidade São Francisco, pós graduada em Auditoria em Enfermagem pela Universidade São Camilo.

Clara Brito Alves

Graduada em Enfermagem pela Universidade São Francisco, aluna bolsista do Programa PET Saúde no perí­odo de abril de 2019 í  abril de 2020.

Juliana Oliveira Leite

Aluna do 6º semestre do Curso de Biomedicina na Universidade São Francisco – Campus Bragança Paulista, aluna bolsita no Projeto PET Saúde desde abril de 2019.

Leonardo de Souza Marques

Aluno do 8º semestre do Curso de Odontologia da Universidade São Franscisco – Campus Bragança Paulista, aluno bolsista no Programa PET Saúde, desde abril de 2019.

Publicado

2020-10-21

Como Citar

da Graça Fagundes, A. C. ., Dias de Oliveira Negrini , L. ., de Oliveira Rodrigues , R. F. ., Bernardi Stefani , C. ., de Oliveira, J., Brito Alves, C. ., Oliveira Leite, J. ., & de Souza Marques , L. . (2020). Avaliação da prevalência de idosos polifarmácia pelo Programa PET Saúde em Estratégia de Saúde da Famí­lia. Saúde Coletiva (Barueri), 10(57), 3407–3416. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3407-3416

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos