Repercussões da nova craniopuntura de yamamoto na dor e qualidade de vida de profissionais de saúde

Autores

  • Luana Borges Dutra
  • Raphael Neves Barreiros
  • Caroline de Araújo Mendes
  • Joice Alves Cabral
  • Carlos Roberto Lyra da Silva
  • Thiago Quinellato Louro

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3535-3544

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Dor, Profissionais de Saúde, Acupuntura

Resumo

Objetivo: Descrever as repercussões da Nova Craniopuntura de Yamamoto (YNSA) na dor e qualidade de vida de profissionais de saúde. Métodos: Estudo do tipo antes e depois, com profissionais de saúde de uma Estratégia de Saúde da Famí­lia, que possuí­am dores crônicas. Utilizou-se o instrumento WHOQOL-BREF para avaliar a qualidade de vida antes do iní­cio e após o término do tratamento com a YNSA, realizado em um perí­odo de 4 semanas. Resultados: Obteve-se melhora estatí­stica dos domí­nios psicológico, ambientais, de dor, das questões 1 e 2 e do resultado final da qualidade de vida, com destaque para o domí­nio fí­sico (p=0.009). Conclusão: Após o tratamento de YNSA foi possí­vel observar diminuição significativa da dor. Em virtude da melhora da dor também foi possí­vel observar e comprovar a melhora dos domí­nios que compõem a qualidade de vida.

Biografia do Autor

Luana Borges Dutra

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Pós Graduada em Acupuntura pela UNIBAHIA.

Raphael Neves Barreiros

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Pós Graduado em Acupuntura pela UNIBAHIA.

Caroline de Araújo Mendes

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Joice Alves Cabral

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Carlos Roberto Lyra da Silva

Enfermeiro, Pós-Doutor pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem da UPE/UEPB. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - DEF/EEAP.

Thiago Quinellato Louro

Enfermeiro, Pós Doutor em Enfermagem, Doutor em Ciências – PPGENFBIO/UNIRIO. Professor Adjunto II do Departamento de Enfermagem so Instituto de Humanidades em Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa e Experimentação para o Ensino e Cuidado em Enfermagem – L@PETECEnf / UFF.

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Borges Dutra, L. ., Neves Barreiros, R. ., de Araújo Mendes, C., Alves Cabral, J. ., Lyra da Silva, C. R. ., & Quinellato Louro, T. . (2020). Repercussões da nova craniopuntura de yamamoto na dor e qualidade de vida de profissionais de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 10(57), 3535–3544. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3535-3544

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos