Serviços de assistência í  saúde e a ocorrência de erros médicos: uma abordagem í  luz da Teoria Principialista

Autores

  • Adaiele Lucia Nogueira Vieira da Silva
  • Rosely Almeida Souza
  • Willian Alburquerque de Almeida
  • Jessica Araujo Braga Amoras
  • Liliane Moretti Carneiro
  • Adriano Menis Ferreira
  • Marcelo Alessandro Rigotti

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3557-3572

Palavras-chave:

Bioética, Segurança do Paciente, Erros Médicos, Qualidade da Assistência í  Saúde

Resumo

Os meios de comunicação escrita e televisiva têm noticiado, frequentemente, os erros médicos ocorridos durante a assistência prestada em serviços de saúde. Diante disto, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre a ocorrência de erros médicos í  luz da Teoria Principialista. Apesar da relevância do tema para o avanço da qualidade da assistência e segurança do paciente, ainda são poucas as discussões envolvendo os princí­pios bioéticos. Tendo em vista a necessidade de informações que revelem dados empí­ricos relativos í  dimensão da problemática, a violação de princí­pios bioéticos configura também na desobediência aos artigos que se referem ao cumprimento dos deveres e responsabilidades de cada categoria profissional. É imperativo uma busca constante pela discussão e reflexão dos princí­pios bioéticos e conflitos morais presentes nos serviços de saúde, com intuito de interligar o cuidado técnico com o cuidado ético-bioético, numa perspectiva de integralidade.

Biografia do Autor

Adaiele Lucia Nogueira Vieira da Silva

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Rosely Almeida Souza

Enfermeira. Doutoranda no curso Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Willian Alburquerque de Almeida

Enfermeiro. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Professor do curso de enfermagem da Fundação Educacional de Andradina - FEA - Andradina - SP.

Jessica Araujo Braga Amoras

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Enfermeira Gestora da Atenção Primária í  Saúde e Carteira Unimed Personal da Unimed Campo Grande.

Liliane Moretti Carneiro

Enfermeira. Especialista em Urgência/Emergência e Enfermagem do Trabalho. Mestranda em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Três Lagoas.

Adriano Menis Ferreira

Enfermeiro. Doutor pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/EERP. Professor Associado do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Três Lagoas. Orientador de Mestrado e Doutorado.

Marcelo Alessandro Rigotti

Enfermeiro. Doutor pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP/FAMERP. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Três Lagoas.

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Nogueira Vieira da Silva, A. L. ., Almeida Souza, R. ., Alburquerque de Almeida, W. ., Araujo Braga Amoras, J. ., Moretti Carneiro, L. ., Menis Ferreira, A. ., & Rigotti, M. A. . (2020). Serviços de assistência í  saúde e a ocorrência de erros médicos: uma abordagem í  luz da Teoria Principialista. Saúde Coletiva (Barueri), 10(57), 3557–3572. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3557-3572

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos