Percepção de trabalhadores da saúde sobre a integralidade do cuidado em um ambulatório multiprofissional

Autores

  • Bruna Hirano Imbriani
  • Fabianne Banderó Hoffling
  • Pâmela Guimarães Siqueira
  • Sofia Hardman Côrtes Quintela
  • Aline Balbinot
  • Rosângela Marion da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1355-1361

Palavras-chave:

Equipe de Assistência ao Paciente, Assistência Integral í  Saúde, Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de trabalhadores da saúde sobre a integralidade do cuidado em um Ambulatório Multiprofissional Vascular. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 17 trabalhadores. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas. Resultados: 29% dos trabalhadores não realizam encaminhamentos aos usuários após a alta hospitalar, 76% nunca encaminharam para o referido ambulatório e 59% desconheciam o trabalho realizado no ambulatório. Os trabalhadores consideram importante para o cuidado integral, relacionaram o cuidado multiprofissional ao sucesso do tratamento, na promoção da saúde, prevenção de doenças, complicações e melhora da qualidade de vida. Conclusão: Acredita-se que o conhecimento produzido provocará reflexões de trabalhadores e gestores da saúde; auxiliará no desenvolvimento de ações que reorientem as suas práticas profissionais, visando qualificar os serviços de saúde, em busca da integralidade da assistência, o que poderá contribuir para a construção do conhecimento sobre a temática.

Biografia do Autor

Bruna Hirano Imbriani

Fisioterapeuta. Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde – Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Fabianne Banderó Hoffling

Assistente Social. Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde – UFSM.

Pâmela Guimarães Siqueira

Enfermeira. Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde – UFSM.

Sofia Hardman Côrtes Quintela

Fonoaudióloga. Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde – UFSM.

Aline Balbinot

Fisioterapeuta. Hospital Universitário de Santa Maria/EBSERH.

Rosângela Marion da Silva

Enfermeira. Professora Doutora em Ciências, Tutora de Campo da Residência Multiprofissional e em írea Profissional da Saúde do Centro de Ciências da Saúde - UFSM, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Imbriani, B. H. ., Hoffling, F. B. ., Siqueira, P. G. ., Quintela, S. H. C. ., Balbinot, A. ., & Silva, R. M. da . (2020). Percepção de trabalhadores da saúde sobre a integralidade do cuidado em um ambulatório multiprofissional . Saúde Coletiva (Barueri), 9(48), 1355–1361. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1355-1361

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos