A importância da educação em saúde para as gestantes durante o acompanhamento do ciclo graví­dico puerperal

Autores

  • Ivonete Vieira Pereira Peixoto
  • Marcela Beatriz Rodrigues Lobato de Nazaré
  • Raiane Lira dos Santos
  • Karen Dayana Pereira Peixoto
  • Francisco Jadson Silva Bandeira
  • Marcelly Beatriz Pinheiro Martins

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3607-3620

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Gestantes, Puerpério

Resumo

Introdução: A gravidez é um evento de muita significação na vida da mulher e permeada por valores, transformações e momentos especiais, sendo experimentados de formas diferentes na vida de uma mulher. Objetivo: Descrever a importância da educação em saúde para as gestantes durante o acompanhamento do ciclo graví­dico-puerperal em uma Unidade Básica de Saúde em Belém do Pará. Método: produto de um projeto de extensão institucionalizado pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA), composto por uma equipe multidisciplinar de acadêmicos dos cursos de: do 7º perí­odo de Enfermagem, 4º perí­odo de Medicina, 6º perí­odo de Odontologia e 5º perí­odo de Nutrição. A ação foi na Unidade Básica de Saúde, no Bairro do Guamá em Belém-Pa. Participaram 12 gestantes, foram inclusas as que frequentavam regularmente o pré-natal, exclui-se as que iniciaram o pré-natal no 2º trimestre. A captação foi durante as consultas pelos profissionais de saúde. A análise foi de Bardin. Resultados: As gestantes devem ter acesso í  ação educação para esclarecer e prepará-la para alterações vivenciadas, prepara-las para decisões ao parto, puerpério e amamentação. Considerações finais: O conhecimento das gestantes sobre o pré-natal contribui para o cuidado ao binômio mãe-filho, a extensão universitária e um fator contributivo para melhorar a inter-relação com os profissionais de saúde, academia e comunidade.

Biografia do Autor

Ivonete Vieira Pereira Peixoto

Professora adjunto da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Estado do Pará, Dra. Em Enfermagem da Escola Anna Nery – EEAN/UFRJ, Atua na Saúde da Mulher, Criança, Trabalhador e Saúde Coletiva.

Marcela Beatriz Rodrigues Lobato de Nazaré

Graduanda do 8 perí­odo de Enfermagem, pelo Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA.

Raiane Lira dos Santos

Graduanda do 8 perí­odo de Enfermagem, pelo Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA.

Karen Dayana Pereira Peixoto

Graduanda do 10 perí­odo de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA.

Francisco Jadson Silva Bandeira

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem pelo PPGENF-UFPA. Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem do CESUPA. Docente do Curso da írea da Saúde no CESUPA. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UEPA.

Marcelly Beatriz Pinheiro Martins

Graduanda do 8 perí­odo de Enfermagem, pelo Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA.

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Vieira Pereira Peixoto, I. ., Rodrigues Lobato de Nazaré, M. B. ., Lira dos Santos, R. ., Pereira Peixoto, K. D. ., Silva Bandeira, F. J. ., & Pinheiro Martins, M. B. . (2020). A importância da educação em saúde para as gestantes durante o acompanhamento do ciclo graví­dico puerperal. Saúde Coletiva (Barueri), 10(57), 3607–3620. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3607-3620

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos