Experiências de solidão entre os idosos que moram sós

Autores

  • Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami
  • Rosemeiry Capriata de Souza Azevedo
  • Annelita Almeida Oliveira Reiners
  • Natália Araújo de Almeida
  • Idilaine de Fátima Lima
  • Luciane Cegati de Souza

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3729-3738

Palavras-chave:

Idoso, Solidão, Envelhecimento

Resumo

Objetivo: compreender as experiências de solidão entre os idosos que moram sós. Método: estudo exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido na zona urbana de Cuiabá-MT. Trinta e cinco idosos participaram deste estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi estruturada, escala de Lawton e Brody e o índex de Katz, analisados pela técnica de análise temática. Resultados: envelhecer e viver em sociedade são processos naturais para idosos, envelhecer com autonomia e independência é desafiador. Morar só é uma condição nova vivenciada por eles, mas, a solidão não é própria da sua natureza. A construção dessa realidade revelou um sentimento de solidão que os ataca em diferentes intensidades a depender da fragilidade dos relacionamentos e do ví­nculo social. Conclusão: entende-se que a sociabilidade permite a integração dos idosos com outras pessoas, e que é importante a rede de apoio social e familiar que os ajudam nessa experiência de morar só.

Biografia do Autor

Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami

Enfermeira. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde. Especialista em Vigilância em Saúde. Mestra do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente docente no Centro Universitário – UNIVAG.

Rosemeiry Capriata de Souza Azevedo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Annelita Almeida Oliveira Reiners

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Natália Araújo de Almeida

Enfermeira, Mestra do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Idilaine de Fátima Lima

Enfermeira, Mestra do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Luciane Cegati de Souza

Enfermeira. Especialista em Auditoria nos Serviços de Saúde. Mestra do Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Publicado

2020-10-21

Como Citar

da Silva Alexandre Kawakami, R. M. ., Capriata de Souza Azevedo, R. ., Almeida Oliveira Reiners, A. ., Araújo de Almeida, N. ., de Fátima Lima, I. ., & Cegati de Souza, L. . (2020). Experiências de solidão entre os idosos que moram sós. Saúde Coletiva (Barueri), 10(57), 3729–3738. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3729-3738

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos