A Política Nacional de Humanização e a formação dos profissionais de saúde
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4172-4183Palavras-chave:
Humanização, Profissionais de saúde, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: Buscou-se evidenciar a relevância da Política Nacional de Humanização na formação dos profissionais da saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Concretizou-se a partir de um formulário estruturado, com foco na estrutura, organização e documentação. Como suporte ao processo de revisão foram utilizadas as diretrizes PRISMA. Considerou-se como critérios de inclusão: artigos publicados em português, disponíveis na íntegra, no período de 2003 a 2019, na modalidade artigo científico. Quanto aos critérios de exclusão: artigos em duplicidade e os que não abordavam diretamente a temática proposta. Resultados: Foram encontrados 31 artigos, dos quais 12 foram incluídos, no período de 2003 a 2019. Em sua maioria, os artigos apontam a importância da abordagem da Humanização e da Política Nacional de Humanização. Conclusão: Espera-se que este estudo incite e subsidie novas discussões acerca da importância da vinculação da humanização í formação dos profissionais de saúde. Podendo multiplicar reflexões relacionadas í s maneiras de se produzir humanização nos serviços saúde.