Diagnóstico e intervenção em educação sexual e reprodutiva com adolescentes em situação de vulnerabilidade
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p862-868Palavras-chave:
Educação Sexual, Adolescente, Enfermagem em Saúde PúblicaResumo
Este estudo teve como objetivo apresentar o diagnóstico social e epidemiológico de uma população de adolescentes, baseado nas fases 01 e 02 do modelo PRECEDE – PROCEED. Trata–se de uma pesquisa quanti-qualitativa do tipo pesquisa–ação participativa que teve como método o Modelo PRECEDE – PROCEED. São apresentadas e discutidas as duas primeiras etapas do método. Os resultados demonstraram que as adolescentes correspondem a 14,47% da população, que a incidência de pobreza é considerável, que existe acesso aos serviços de saúde e educação locais, apesar de uma incidência de gravidez na adolescência de 17,54% e que as doenças sexualmente transmissíveis mais notificadas em adolescentes são gardnerella e sífilis adquirida. Concluiu–se que as análises apresentadas corroboram para a necessidade de discussão dos diagnósticos que permeiam a vivência dos adolescentes, contribuindo para planejamento de ações envolvendo os setores saúde e educação em prol da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, reconhecendo as vulnerabilidades existentes.