Educação em saúde na pandemia: atividades realizadas pela residência multiprofissional na vacinação contra influenza

Autores

  • Natiane do Nascimento Colares Bitu Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Roberta Pereira de Oliveira Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Emmanuela Parente Rebouças Pinto UECE
  • Antonio Rogério Mariz Santos Prefeitura Municipal de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6743-6752

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Equipe Multiprofissional, Campanha de Vacinação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar experiências vivenciadas pela Equipe de Residentes Multiprofissionais em uma Unidade Básica de Saúde de Fortaleza, Ceará, Brasil, sobre as ações de educação em saúde realizadas junto í  Campanha de Vacinação contra a Influenza durante a pandemia da Covid-19 no ano de 2020, que precisou passar por uma série de adaptações considerando esse novo contexto. Utilizou-se como metodologia um relato de experiência, de caráter descritivo e de natureza qualitativa. A fim de conseguir vacinar um grande número de pessoas evitando-se ajuntamentos, mostrou-se necessário realizar várias atividades de educação em saúde. A adoção das formas educativas relacionadas neste trabalho mostrou que apesar de um contexto novo de pandemia, as atividades realizadas uniram conhecimento técnico e prático em uma dada realidade de saúde, compartilhando-se informações importantes entre usuários, familiares e profissionais, o que refletiu no cuidado de saúde das pessoas e da comunidade.

Biografia do Autor

Natiane do Nascimento Colares Bitu, Escola de Saúde Pública do Ceará

Cirurgiã-dentista. Residente R2 da Residência Multiprofissional - Residência Integrada em Saúde - da Escola de Saúde Pública do Ceará, Brasil (ESP-CE). Especialista em Saúde da Famí­lia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Roberta Pereira de Oliveira, Escola de Saúde Pública do Ceará

Assistente Social. Residente R2 da Residência Multiprofissional - Residência Integrada em Saúde - da Escola de Saúde Pública do Ceará, Brasil (ESP-CE). Especialista em Saúde da Famí­lia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Especialista em Polí­ticas Públicas, Direitos Sociais e Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Emmanuela Parente Rebouças Pinto, UECE

Cirurgiã-dentista da Estratégia Saúde da Famí­lia de Fortaleza, Ceará, Brasil. Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Antonio Rogério Mariz Santos, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Famí­lia de Fortaleza, Ceará, Brasil. Especialista em Saúde da Famí­lia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Bitu, N., Oliveira, R., Pinto, E., & Santos, A. R. (2021). Educação em saúde na pandemia: atividades realizadas pela residência multiprofissional na vacinação contra influenza. Saúde Coletiva (Barueri), 11(67), 6743–6752. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6743-6752

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos