Mapeamento de Processo em Centro Cirúrgico: Problemas e Propostas de Solução

Autores

  • Elaine Lima Martini

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1610-1616

Palavras-chave:

Ferramentas Básicas de Qualidade, Gestão Hospitalar e Cirurgia, Organização de Processos

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o mapeamento de processo do centro cirúrgico de uma unidade hospitalar privada no estado do Rio de Janeiro. A autora desenhou o fluxograma de cada processo, descrevendo e constatando as não conformidades existentes. Mediante a aplicação das ferramentas de gestão, identificou-se que os cinco principais processos da unidade eram: pré-agendamento, agendamento, preparo de sala, realização da cirurgia e alta da recuperação pós-anestésica (RPA). Ficou evidenciado que existia um fluxo eficaz na gestão dos processos na unidade, porém visualizaram-se pontos de conflito e retrabalho, remetendo í  dúvida se o fluxo era eficiente. Desta forma, vislumbrou-se a possibilidade da melhoria, por meio de técnicas de observação, indicadores e análise de dados frente aos intervenientes que impactavam na boa prática do serviço.

Biografia do Autor

Elaine Lima Martini

Pós-graduada em MBA Gestão da Saúde e Administração Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital Panamericano, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2020-05-11

Como Citar

Martini, E. L. . (2020). Mapeamento de Processo em Centro Cirúrgico: Problemas e Propostas de Solução. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1610–1616. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1610-1616

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos