Mapeamento de Processo em Centro Cirúrgico: Problemas e Propostas de Solução
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1610-1616Palavras-chave:
Ferramentas Básicas de Qualidade, Gestão Hospitalar e Cirurgia, Organização de ProcessosResumo
O objetivo deste artigo é descrever o mapeamento de processo do centro cirúrgico de uma unidade hospitalar privada no estado do Rio de Janeiro. A autora desenhou o fluxograma de cada processo, descrevendo e constatando as não conformidades existentes. Mediante a aplicação das ferramentas de gestão, identificou-se que os cinco principais processos da unidade eram: pré-agendamento, agendamento, preparo de sala, realização da cirurgia e alta da recuperação pós-anestésica (RPA). Ficou evidenciado que existia um fluxo eficaz na gestão dos processos na unidade, porém visualizaram-se pontos de conflito e retrabalho, remetendo í dúvida se o fluxo era eficiente. Desta forma, vislumbrou-se a possibilidade da melhoria, por meio de técnicas de observação, indicadores e análise de dados frente aos intervenientes que impactavam na boa prática do serviço.