Pesquisa-ação com foco em cardiotônicos e interações para prática segura de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1644-1650Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Cardiotônicos, Educação ContinuadaResumo
Objetivo: identificar o perfil do conhecimento de técnicos de enfermagem acerca das interações das principais drogas cardiotônicas utilizadas em unidade de terapia intensiva. Método: trata-se de uma pesquisa-ação com 20 técnicos de enfermagem, no período de 06 a 20 de dezembro de 2017 em unidade de terapia intensiva de um hospital universitário. Sendo composto por quatro etapas: pré-teste; intervenção educativa; pós-teste; e uma proposta de implementação de um minicurso trimestral. Para a análise dos dados utilizou-se a abordagem quantitativa simples, com elaboração de scores, os quais foram identificados como graus de satisfação referentes ao conhecimento de cinco drogas cardiotônicas. Resultados: evidenciou no pré-teste, um alto grau de conhecimento insatisfatório, enquanto no pós-teste, melhora significativa do grau de conhecimento. Conclusão: observou-se que a intervenção educativa é uma importante estratégia, a qual traz uma contribuição para enfermagem, visto que benefícios da atualização contínua do conhecimento apoia uma prática clínica segura.