Pesquisa-ação com foco em cardiotônicos e interações para prática segura de enfermagem

Autores

  • Mayara Davila Borges
  • Dayse Mary da Silva Correia
  • Rodrigo Leite Hipólito
  • Bárbara Pompeu Christovam
  • Fátima Helena do Espirito Santo
  • Kamila Vallory Debona
  • Deyse Conceição Santoro Batista

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1644-1650

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Cardiotônicos, Educação Continuada

Resumo

Objetivo: identificar o perfil do conhecimento de técnicos de enfermagem acerca das interações das principais drogas cardiotônicas utilizadas em unidade de terapia intensiva. Método: trata-se de uma pesquisa-ação com 20 técnicos de enfermagem, no perí­odo de 06 a 20 de dezembro de 2017 em unidade de terapia intensiva de um hospital universitário. Sendo composto por quatro etapas: pré-teste; intervenção educativa; pós-teste; e uma proposta de implementação de um minicurso trimestral. Para a análise dos dados utilizou-se a abordagem quantitativa simples, com elaboração de scores, os quais foram identificados como graus de satisfação referentes ao conhecimento de cinco drogas cardiotônicas. Resultados: evidenciou no pré-teste, um alto grau de conhecimento insatisfatório, enquanto no pós-teste, melhora significativa do grau de conhecimento. Conclusão: observou-se que a intervenção educativa é uma importante estratégia, a qual traz uma contribuição para enfermagem, visto que benefí­cios da atualização contí­nua do conhecimento apoia uma prática clí­nica segura.

Biografia do Autor

Mayara Davila Borges

Enfermeira. Mestranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES). Niterói, Brasil.

Dayse Mary da Silva Correia

Enfermeira. Doutora em Ciências Cardiovasculares. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói, Brasil.

Rodrigo Leite Hipólito

Enfermeiro (a). Doutor(a) em Enfermagem. Docente Permanente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói, Brasil.

Bárbara Pompeu Christovam

Enfermeiro (a). Doutor(a) em Enfermagem. Docente Permanente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói, Brasil.

Fátima Helena do Espirito Santo

Enfermeiro (a). Doutor(a) em Enfermagem. Docente Permanente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói, Brasil.

Kamila Vallory Debona

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira Assistencial da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense. Niterói, Brasil.

Deyse Conceição Santoro Batista

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Permanente da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Borges, M. D. ., Correia, D. M. da S. ., Hipólito, R. L. ., Christovam, B. P. ., Santo, F. H. do E. ., Debona, K. V. ., & Batista, D. C. S. . (2020). Pesquisa-ação com foco em cardiotônicos e interações para prática segura de enfermagem. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1644–1650. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1644-1650

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos