Percepção de portadores de doença renal crônica sobre o tratamento hemodialí­tico

Autores

  • Conceição Nogueira Dias de Sousa
  • Dinah Alencar Melo Araújo
  • Waléria Geovana dos Santos Sousa
  • Matheus Henrique da Silva Lemos
  • Naila Roberta Alves Rocha
  • Ana Luiza Barbosa Negreiros

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5594-5603

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Insuficiência Renal Crônica, Diálise, Hemodiálise

Resumo

Objetiva-se: Analisar/descrever percepções de portadores de Doença Renal Crônica (DRC) sobre hemodiálise. Método: Revisão integrativa da literatura, com coleta de artigos da base de dados PUBMED durante os dias 09 a 16 de setembro de 2020. Foram analisados 11 artigos, as informações organizadas nas categorias: aspectos fí­sicos versus qualidade de vida; perspectiva de vida; percepção fí­sica e suas implicações. Resultado: relativo a aspectos fí­sicos versus qualidade de vida, o paciente com DRC vê-se afetado por aspectos fí­sicos como edema, perda de independência e autonomia nas atividades laborais devido os sintomas. Quanto a perspectiva de vida, observou-se a DRC como limitante ao conví­vio social e sentença de morte, porém, surgiu como postergadora deste acontecimento. Relativo a percepção fí­sica e suas implicações, as mulheres preocupam-se mais com as alterações fí­sicas/estéticas, enquanto os homens preocupam-se com as mudanças de papéis. Conclusão: indica-se o desenvolvimento de intervenções para melhorar o conhecimento sobre a doença.

Biografia do Autor

Conceição Nogueira Dias de Sousa

Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí­ –UFPI. Especialista em saúde do escolar – IFPI.

Dinah Alencar Melo Araújo

Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí­ –UFPI, mestranda em ciências e saúde na UFPI. Pós-graduanda em Nefrologia. Pós-graduanda em Urgência e Emergência e UTI.

Waléria Geovana dos Santos Sousa

Graduanda de enfermagem na Universidade Federal do Piauí­ –UFPI.

Matheus Henrique da Silva Lemos

Enfermeiro Intervencionista do SAMU REGIONAL DE COROATí-MA. Especialista em Enfermagem em Urgências e Emergências pela UNIFACID-WYDEN. Pós-Graduando em Enfermagem em Saúde do Idoso pelo Instituto Brasileiro de Formação – UNIBF. Mestrando em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí­ – UFPI.

Naila Roberta Alves Rocha

Enfermeira atuante no Hospital Regional Deolindo Couto – HRDC em Oeiras-PI e no Instituto Federal do Piauí­ - Campus Picos. Especialista em Urgência e Emergência e em Terapia Intensiva.

Ana Luiza Barbosa Negreiros

Enfermeira - Mestra em Ensino na Saúde. Docente de Enfermagem –UFPI.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Nogueira Dias de Sousa, C. ., Alencar Melo Araújo, D. ., dos Santos Sousa, W. G. ., da Silva Lemos, M. H. ., Alves Rocha, N. R. ., & Barbosa Negreiros, A. L. . (2021). Percepção de portadores de doença renal crônica sobre o tratamento hemodialí­tico. Saúde Coletiva (Barueri), 11(64), 5594–5603. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5594-5603

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos