Manutenção do tratamento oncológico frente í  pandemia de COVID-19: revisão de literatura

Autores

  • Aliana Amandula Santos
  • Cati Lanne Oliveira de Freitas
  • Ingrid Barcellos da Silva Alves
  • Zaira Andressa Alves de Sousa Lydio
  • Vanessa Moreira da Silva Soeiro
  • Lucian da Silva Viana

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5786-5797

Palavras-chave:

Oncologia, COVID-19, Tratamento, Revisão

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura brasileira as estratégias adotadas nos serviços de saúde para manutenção do tratamento oncológico durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de uma revisão da literatura realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line, PubMed e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online, que incluiu produções do ano de 2020, nos idiomas inglês e português, desde que abordassem o contexto nacional sobre a temática proposta. Resultados: Foram selecionados quatro artigos que auxiliaram na construção de duas categorias, a saber: enfrentamento da manutenção do tratamento oncológico pelos pacientes e organização dos serviços de saúde oncológicos brasileiros para manutenção do tratamento. Conclusão: Pode-se considerar que há um número ainda restrito de artigos no cenário nacional sobre a temática abordada e que tal lacuna interfira diretamente no curso de tratamento do paciente com câncer.

Biografia do Autor

Aliana Amandula Santos

Enfermeira. Discente da Especialização em Enfermagem Oncológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Rotina de enfermagem do setor de cirurgia geral do Hospital Municipal Souza Aguiar. Enfermeira da unidade de Cuidados Avançados do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (HEMORIO).

Cati Lanne Oliveira de Freitas

Enfermeira. Discente da Especialização em Enfermagem Oncológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Enfermeira da unidade de emergência do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (HEMORIO). Enfermeira da Prefeitura de Municipal de Tanguá – Núcleo Interno de Regulação.

Ingrid Barcellos da Silva Alves

Enfermeira. Especialista em clí­nica médica e cirúrgica pela Unirio. Discente da Especialização em Enfermagem Oncológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Enfermeira da emergência do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (HEMORIO).

Zaira Andressa Alves de Sousa Lydio

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Docente em enfermagem UNESA. Discente da Especialização em Enfermagem Oncológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Enfermeira responsável pelo setor de Pronto Atendimento do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO).

Vanessa Moreira da Silva Soeiro

Enfermeira. Especialista em Gestão em Saúde e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Enfermagem (UFMA). Doutoranda em Saúde Coletiva (UFMA).

Lucian da Silva Viana

Enfermeiro. Doutorando em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública - Sergio Arouca (FIOCRUZ). Mestre em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Especialista em Oncologia - Residência Multiprofissional (INCA) e em Estomaterapia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Aperfeiçoamento em Pesquisa Oncológica pelo Centro de Pesquisa (INCA). Professor convidado da Especialização em Enfermagem Oncológica do Centro Universitário Celso Lisboa.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Amandula Santos, A. ., Oliveira de Freitas, C. L. ., Barcellos da Silva Alves, I. ., Alves de Sousa Lydio, Z. A. ., Moreira da Silva Soeiro, V. ., & da Silva Viana, L. (2021). Manutenção do tratamento oncológico frente í  pandemia de COVID-19: revisão de literatura. Saúde Coletiva (Barueri), 11(64), 5786–5797. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5786-5797

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos