Desafios da educação permanente na atenção primária í saúde: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6324-6333Palavras-chave:
Educação Permanente em Saúde, Atenção Primária a Saúde, Recursos Humanos em SaúdeResumo
Objetivo: Analisar, nas publicações científicas, os desafios enfrentados no processo de implementação das práticas de educação permanente na atenção primária í saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizado a partir da seleção de artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO e entre os anos de 2010 a 2020. Resultados: Foram encontrados 450 artigos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 artigos para análise. Os resultados possibilitaram evidenciar que as ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) na atenção primária são equivalentes í educação continuada. Entre os desafios existentes na efetivação da educação permanente destacam-se a sobrecarga de trabalho, rotatividade, baixa adesão e descaracterização das diretrizes pelos gestores. Conclusão: Ressalta-se a importância da Educação Permanente em Saúde como movimento de aprendizagem significativa, de aproximação do ensino-serviço e qualificação das práticas no âmbito dos serviços públicos de saúde.