Desafios da educação permanente na atenção primária í  saúde: uma revisão integrativa

Autores

  • Renata Roberta Dantas Silva
  • Thaiane Santana Santos
  • Willamis Tenório Ramos
  • Maria do Socorro Claudino Barreiro
  • Rosemar Barbosa Mendes
  • Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6324-6333

Palavras-chave:

Educação Permanente em Saúde, Atenção Primária a Saúde, Recursos Humanos em Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar, nas publicações cientí­ficas, os desafios enfrentados no processo de implementação das práticas de educação permanente na atenção primária í  saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizado a partir da seleção de artigos publicados nas bases de dados LILACS e SciELO e entre os anos de 2010 a 2020. Resultados: Foram encontrados 450 artigos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 artigos para análise. Os resultados possibilitaram evidenciar que as ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) na atenção primária são equivalentes í  educação continuada. Entre os desafios existentes na efetivação da educação permanente destacam-se a sobrecarga de trabalho, rotatividade, baixa adesão e descaracterização das diretrizes pelos gestores. Conclusão: Ressalta-se a importância da Educação Permanente em Saúde como movimento de aprendizagem significativa, de aproximação do ensino-serviço e qualificação das práticas no âmbito dos serviços públicos de saúde.

Biografia do Autor

Renata Roberta Dantas Silva

Universidade Paulista, Especialista em emergência e UTI; Especialista em saúde pública com ênfase no ESF; Especialista em docência em enfermagem, Enfermeira.

Thaiane Santana Santos

Graduanda de Enfermagem- UFS. Universidade Federal de Sergipe.

Willamis Tenório Ramos

Graduando de Fisioterapia- UFS. Universidade Federal de Sergipe.

Maria do Socorro Claudino Barreiro

Doutora em Ciências da Saúde, Enfermeira. Universidade Federal de Sergipe.

Rosemar Barbosa Mendes

Doutora, Enfermeira. Universidade Federal de Sergipe.

Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas

Doutora em Ciências da Saúde, Enfermeira. Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Roberta Dantas Silva, R. ., Santana Santos, T. ., Tenório Ramos, W. ., do Socorro Claudino Barreiro , M., Barbosa Mendes , R. ., & Alves Cartaxo Freitas, C. K. . (2021). Desafios da educação permanente na atenção primária í  saúde: uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6324–6333. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6324-6333

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos