Educação a distância através do ensino remoto durante a COVID-19 em um mestrado acadêmico em enfermagem: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp6973-6982Palavras-chave:
Educação a distância, Educação em enfermagem, Covid-19Resumo
Objetivo: descrever o ensino a distância com o uso de tecnologias educacionais no mestrado acadêmico em enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência de discentes, acerca do ensino a distância devido a COVID-19. O período do estudo ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2020. O estudo foi fundamentado na pedagogia de Paulo Freire, baseado no princípio da dialogicidade, como proposta essencial para construção do processo ensino-aprendizagem por meio do ensino a distância. Os docentes conduziram as aulas seguindo uma concepção dialógica-pedagógica. Resultado: O ensino a distância foi desafiante e o uso de tecnologias ativas possibilitou continuidade das aulas do mestrado acadêmico em enfermagem por meio do uso de tecnologias e ferramentas digitais. Conclusão: até a estratégia se consolidar, observou-se que as atividades educativas foram satisfatórias, pois possibilitou buscar além do conhecimento pedagógico e teórico, o entendimento dos recursos tecnológicos.