Educação a distância através do ensino remoto durante a COVID-19 em um mestrado acadêmico em enfermagem: relato de experiência

Autores/as

  • Adriana Torres dos Santos
  • Jocelha Maria Costa de Almeida
  • Isaura Letí­cia Tavares Palmeira Rolim
  • Helder Machado Passos
  • Nair Portela Silva Coutinho
  • Ana Hélia de Lima Sardinha

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp6973-6982

Palabras clave:

Educação a distância, Educação em enfermagem, Covid-19

Resumen

Objetivo: descrever o ensino a distância com o uso de tecnologias educacionais no mestrado acadêmico em enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência de discentes, acerca do ensino a distância devido a COVID-19. O perí­odo do estudo ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2020. O estudo foi fundamentado na pedagogia de Paulo Freire, baseado no princí­pio da dialogicidade, como proposta essencial para construção do processo ensino-aprendizagem por meio do ensino a distância. Os docentes conduziram as aulas seguindo uma concepção dialógica-pedagógica. Resultado: O ensino a distância foi desafiante e o uso de tecnologias ativas possibilitou continuidade das aulas do mestrado acadêmico em enfermagem por meio do uso de tecnologias e ferramentas digitais. Conclusão: até a estratégia se consolidar, observou-se que as atividades educativas foram satisfatórias, pois possibilitou buscar além do conhecimento pedagógico e teórico, o entendimento dos recursos tecnológicos.

Biografía del autor/a

Adriana Torres dos Santos

Enfermeira. Universidade Federal do Maranhão. Discente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem.

Jocelha Maria Costa de Almeida

Enfermeira. Especialista em Saúde da Famí­lia e Unidade de Terapia Intensiva. Discente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Isaura Letí­cia Tavares Palmeira Rolim

Enfermeira. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Enfermagem.

Helder Machado Passos

Filósofo. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Filosofia.

Nair Portela Silva Coutinho

Enfermeira. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Pedagogia Profissional e Doutorado em Ciências da Saúde.

Ana Hélia de Lima Sardinha

Enfermeira. Docente da Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Doutorado em Ciências Pedagógicas.

Publicado

2021-09-02

Cómo citar

Torres dos Santos, A. ., Costa de Almeida, J. M. ., Tavares Palmeira Rolim, I. L. ., Machado Passos, H., Portela Silva Coutinho, N. ., & de Lima Sardinha , A. H. . (2021). Educação a distância através do ensino remoto durante a COVID-19 em um mestrado acadêmico em enfermagem: relato de experiência. Saúde Coletiva (Barueri), 11(COVID), 6973–6982. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp6973-6982

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos