Diagnóstico da sí­ndrome inflamatória multissistêmica pediátrica associada í  COVID-19

Autores

  • Juliana Vieira Queiroz Almeida
  • Sarah Louredo Torquette
  • Elda Cristina de Souza Ribeiro Rodrigues
  • Bruno Henrique Gonçalves Almada
  • Fernanda Vieira Queiroz de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7123-7136

Palavras-chave:

Doença Multissistêmica Inflamatória de Iní­cio na Infância, diagnóstico, COVID-19

Resumo

O SARS-CoV-2 pode ter provocado um aumento dos casos da Sí­ndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), causando choque e falência de órgãos. O objetivo do artigo foi elucidar o que avaliar para diagnosticar a SIM-P associada í  COVID-19. Método: Revisão bibliográfica na plataforma Evidence Aid e Pubmed com os descritores: pediatric multisystem inflammatory syndrome e COVID-19. Encontrou-se 89 artigos, selecionando 26 após triagem. Adicionou-se, manualmente, 2 boletins epidemiológicos e 1 postagem da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Resultados: Os aspectos epidemiológicos, a presença de febre, rash cutâneo e alterações gastrointestinais e cardí­acas, ajudam a caracterizar a sí­ndrome. Nos exames laboratoriais são encontrados aumento de: proteí­na C-reativa, D-dí­mero, procalcitonina, ferritina sérica, fibrinogênio e marcadores cardí­acos. Conclusão: A identificação das alterações é crucial para o diagnóstico diferencial e correto da SIM-P. Ademais, a padronização da coleta de dados e a identificação e descrição dos sinais e sintomas cooperaria para o diagnóstico.

Biografia do Autor

Juliana Vieira Queiroz Almeida

Acadêmica do curso de Medicina. Faculdade de Minas – BH.

Sarah Louredo Torquette

Acadêmica do curso de Medicina. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Elda Cristina de Souza Ribeiro Rodrigues

Médica. Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC) – Araguari.

Bruno Henrique Gonçalves Almada

Acadêmico do curso de Medicina. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Fernanda Vieira Queiroz de Almeida

Médica. Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC) – Araguari.

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Vieira Queiroz Almeida, J. ., Louredo Torquette, S. ., de Souza Ribeiro Rodrigues, E. C. ., Gonçalves Almada, B. H. ., & Vieira Queiroz de Almeida, F. . (2021). Diagnóstico da sí­ndrome inflamatória multissistêmica pediátrica associada í  COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(COVID), 7123–7136. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7123-7136

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos