Satisfação com os serviços dos centros de atenção psicossocial: uma revisão integrativa

Autores

  • Vagner Marins Barcelos Enfermeiro, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor Adjunto do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2826-1996
  • Enéas Rangel Teixeira Doutorado em Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e da Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da EEAC/UFF. https://orcid.org/0000-0002-1721-2056
  • Pedro Paulo Corrêa Santana Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAC/UFF. Professor Adjunto do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4470-9746

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7827-7836

Palavras-chave:

Saúde Mental, Serviços Comunitários de Saúde Mental, Avaliação de Serviços de Saúde.

Resumo

Introdução: A Satisfação dos usuários (pacientes e familiares) é um importante preditor da adesão ao tratamento e do uso dos
serviços de saúde, sendo também uma importante indicador da qualidade da atenção em saúde. Objetivo: identificar na literatura
científica a satisfação dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial. Método: Revisão Integrativa da Literatura com buscas nas bases de dados da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e na Base de dados em enfermagem. Resultados: foram obtidos 64 artigos das buscas, cuja finalização da leitura resultou na seleção de quatro estudos para compor a revisão e, da análise temática, emergiram duas categorias: Avaliação dos Serviços e Fragilidades dos Serviços de saúde mental. Conclusão: a avaliação da satisfação com os serviços de saúde mental representa um dos pilares para a continuidade e o sucesso da terapêutica e, consequentemente, deve ser realizada ativamente nos respectivos serviços.

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Marins Barcelos, V. ., Rangel Teixeira, E. ., & Paulo Corrêa Santana, P. . (2021). Satisfação com os serviços dos centros de atenção psicossocial: uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7827–7836. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7827-7836

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos