Satisfação com os serviços dos centros de atenção psicossocial: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7827-7836Palavras-chave:
Saúde Mental, Serviços Comunitários de Saúde Mental, Avaliação de Serviços de Saúde.Resumo
Introdução: A Satisfação dos usuários (pacientes e familiares) é um importante preditor da adesão ao tratamento e do uso dos
serviços de saúde, sendo também uma importante indicador da qualidade da atenção em saúde. Objetivo: identificar na literatura
científica a satisfação dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial. Método: Revisão Integrativa da Literatura com buscas nas bases de dados da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e na Base de dados em enfermagem. Resultados: foram obtidos 64 artigos das buscas, cuja finalização da leitura resultou na seleção de quatro estudos para compor a revisão e, da análise temática, emergiram duas categorias: Avaliação dos Serviços e Fragilidades dos Serviços de saúde mental. Conclusão: a avaliação da satisfação com os serviços de saúde mental representa um dos pilares para a continuidade e o sucesso da terapêutica e, consequentemente, deve ser realizada ativamente nos respectivos serviços.