Sala de espera: oficina educativa para gestantes acerca do período gravídico

Autores

  • Mayane Cristina Pereira Marques Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. https://orcid.org/0000-0003-3341-0818
  • Kassya Rosete Silva Leitão Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. https://orcid.org/0000-0002-3061-3065
  • Santana de Maria Alves de Sousa Enfermeira. Docente de Enfermagem na Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. https://orcid.org/0000-0002-0973-0646
  • Rita da Graça Carvalhal Frazão Correa Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Doutora Biotecnologia em Saúde- RENORBIO. https://orcid.org/0000-0002-6451-5156
  • Silvana Mendes Costa Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. https://orcid.org/0000-0002-2312-8643
  • Thanmyris da Silva Cutrim Enfermeira. Pós-Graduanda em Unidade de Terapia Intensiva na Faculdade Gianna Beretta.

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i71p9191-9201

Palavras-chave:

Educação em saúde, Gestantes, Cuidados Pré-natal

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de uma sala de espera com gestantes acerca do período gravídico. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, durante prática de um estágio supervisionado no curso de graduação em Enfermagem em um hospital público do Maranhão. A atividade aconteceu no espaço de espera para consulta, cerca de 2 horas com atividade grupal temática e dialogada, buscou problematizar, esclarecer e re-significar saberes relativos ao período gravídico. Resultado: De acordo com os resultados considerando toda essa complexidade que implica o período gestacional, o pós-parto e a maternidade, sala de espera proporcionou que mães, companheiros (as) e acompanhantes possam vir a desproblematizar seus conflitos, esclarecer dúvidas, consequentemente melhorando relacionamentos, possibilitando o estabelecimento de uma reorganização familiar adequada para o recebimento do bebê. Conclusão: ações de educação em saúde como complementação da assistência ao pré-natal, potencializa a qualidade de vida das mulheres e seus filhos.

Biografia do Autor

Silvana Mendes Costa, Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.



Thanmyris da Silva Cutrim, Enfermeira. Pós-Graduanda em Unidade de Terapia Intensiva na Faculdade Gianna Beretta.



Publicado

2021-12-17

Como Citar

Cristina Pereira Marques, M. ., Rosete Silva Leitão, K. ., de Maria Alves de Sousa, S. ., da Graça Carvalhal Frazão Correa, R. ., Mendes Costa, S. ., & da Silva Cutrim, T. (2021). Sala de espera: oficina educativa para gestantes acerca do período gravídico. Saúde Coletiva (Barueri), 11(71), 9191–9201. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i71p9191-9201

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos