Sala de espera: oficina educativa para gestantes acerca do período gravídico

Authors

  • Mayane Cristina Pereira Marques Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. https://orcid.org/0000-0003-3341-0818
  • Kassya Rosete Silva Leitão Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. https://orcid.org/0000-0002-3061-3065
  • Santana de Maria Alves de Sousa Enfermeira. Docente de Enfermagem na Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. https://orcid.org/0000-0002-0973-0646
  • Rita da Graça Carvalhal Frazão Correa Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Doutora Biotecnologia em Saúde- RENORBIO. https://orcid.org/0000-0002-6451-5156
  • Silvana Mendes Costa Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. https://orcid.org/0000-0002-2312-8643
  • Thanmyris da Silva Cutrim Enfermeira. Pós-Graduanda em Unidade de Terapia Intensiva na Faculdade Gianna Beretta.

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i71p9191-9201

Keywords:

Educação em saúde, Gestantes, Cuidados Pré-natal

Abstract

Objetivo: Relatar a experiência de uma sala de espera com gestantes acerca do período gravídico. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, durante prática de um estágio supervisionado no curso de graduação em Enfermagem em um hospital público do Maranhão. A atividade aconteceu no espaço de espera para consulta, cerca de 2 horas com atividade grupal temática e dialogada, buscou problematizar, esclarecer e re-significar saberes relativos ao período gravídico. Resultado: De acordo com os resultados considerando toda essa complexidade que implica o período gestacional, o pós-parto e a maternidade, sala de espera proporcionou que mães, companheiros (as) e acompanhantes possam vir a desproblematizar seus conflitos, esclarecer dúvidas, consequentemente melhorando relacionamentos, possibilitando o estabelecimento de uma reorganização familiar adequada para o recebimento do bebê. Conclusão: ações de educação em saúde como complementação da assistência ao pré-natal, potencializa a qualidade de vida das mulheres e seus filhos.

Author Biographies

Silvana Mendes Costa, Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.



Thanmyris da Silva Cutrim, Enfermeira. Pós-Graduanda em Unidade de Terapia Intensiva na Faculdade Gianna Beretta.



Published

2021-12-17

How to Cite

Cristina Pereira Marques, M. ., Rosete Silva Leitão, K. ., de Maria Alves de Sousa, S. ., da Graça Carvalhal Frazão Correa, R. ., Mendes Costa, S. ., & da Silva Cutrim, T. (2021). Sala de espera: oficina educativa para gestantes acerca do período gravídico. Saúde Coletiva (Barueri), 11(71), 9191–9201. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i71p9191-9201

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos