O uso do portfólio avaliativo em medicina: revisitando conceitos e experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v12i72p9298-9315

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Médica, Avaliação Educacional

Resumo

Objetivo: o objetivo do presente estudo foi revisar como os portfólios são utilizados, uma vez que, pouco se sabe sobre a melhor forma de implementá-los na graduação, bem como fraquezas e potencialidades. Método: realizou-se uma revisão integrativa de artigos selecionados nas bases de dados da LILACS, MEDLINE e SciELO com os termos “portfólio" e "medicina” ligados pelo operador booleano "AND". Resultados: esta busca encontrou 55 artigos que após leitura de títulos e resumo foram excluídos 40. Conclusão: as referências elencadas reforçam que os portfólios são instrumentos que apoiam a educação médica baseada em competências desde que tenha objetivos claros e métodos eficazes de avaliação. São também indicados formatos digitais para estas ferramentas. Destarte, experiências locais com o uso de portfólios devem ser estimuladas.

Biografia do Autor

Melissa Maria Medeiros de Morais, Residente em MFC pela SMS/JP.




Matheus Lucas Henriques Santos, Residente em MFC pela SMS/JP.



Marília Moreira Sales, Residente em MFC pela SMS/JP.




Vinícius Carvalho Sousa, Residente em MFC pela SMS/JP.




Publicado

2022-01-17

Como Citar

Mota Araripe Pereira Fernandes , D. ., Maria Medeiros de Morais, M. ., Lucas Henriques Santos, M. ., Moreira Sales, M. ., & Carvalho Sousa, V. . (2022). O uso do portfólio avaliativo em medicina: revisitando conceitos e experiências. Saúde Coletiva (Barueri), 12(72), 9298–9315. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v12i72p9298-9315

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos