O uso do portfólio avaliativo em medicina: revisitando conceitos e experiências
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v12i72p9298-9315Palavras-chave:
Avaliação, Educação Médica, Avaliação EducacionalResumo
Objetivo: o objetivo do presente estudo foi revisar como os portfólios são utilizados, uma vez que, pouco se sabe sobre a melhor forma de implementá-los na graduação, bem como fraquezas e potencialidades. Método: realizou-se uma revisão integrativa de artigos selecionados nas bases de dados da LILACS, MEDLINE e SciELO com os termos “portfólio" e "medicina” ligados pelo operador booleano "AND". Resultados: esta busca encontrou 55 artigos que após leitura de títulos e resumo foram excluídos 40. Conclusão: as referências elencadas reforçam que os portfólios são instrumentos que apoiam a educação médica baseada em competências desde que tenha objetivos claros e métodos eficazes de avaliação. São também indicados formatos digitais para estas ferramentas. Destarte, experiências locais com o uso de portfólios devem ser estimuladas.