PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS, DOCENTES E PRECEPTORES SOBRE O GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM

PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS, DOCENTES E PRECEPTORES SOBRE O GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Severino Marcos Catrum do Nasciemento Universidade Uninassau
  • Joalison Pereira de Araújo
  • Perla Figueredo Carreiro Soares
  • Kirlene Scheyla Viana Chianca
  • Leidyanny Barbosa de Medeiros
  • Séfora Luana Evangelista de Andrade

Palavras-chave:

Gestão em Saúde; Enfermagem em Saúde Pública; Supervisão de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de acadêmicos, docentes e preceptores sobre o gerenciamento de enfermagem. Método: pesquisa descritiva de natureza qualitativa, realizada com acadêmicos, docentes e precptores de um curso de graduação de enfermagem em uma instituição privada na região nordeste do Brasil. Resultados: do total de 29 participantes, 25 eram acadêmicos, 2 eram docentes e 2 preceptoes, a maioria era do sexo feminino. Entre os 25 acadêmicos que participaram, 11 eram trabalhadores formais e/ou autonômos, sendo 5 profissionais da aréa da saúde (técnicos de enfermagem e/ou agente comunitário de saúde). Discussão: o estudo aponta uma dissintonia entre assistência e gerência, bem como, sobre o papel de líder e gerente/gestor do enfermeiro. Conclusão: considerando a formação do enfermeiro generalista, se faz necessário dirimir as lacunas existentes no ensino relacionadas a atuação desses profissionais na gestão da saúde e dos serviços, para que possam contribuir na qualificação do serviço e na assistência de enfermagem.  

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Catrum do Nasciemento, S. M., Pereira de Araújo, J., Figueredo Carreiro Soares, P., Viana Chianca, K. S., Barbosa de Medeiros, L. ., & Evangelista de Andrade, S. L. . (2023). PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS, DOCENTES E PRECEPTORES SOBRE O GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS, DOCENTES E PRECEPTORES SOBRE O GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM. Saúde Coletiva (Barueri), 12(76). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/2217

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos