Liderança Educadora: um diferencial transformador para instituições de saúde

Autores

  • Maria Aurélia da Silveira Assoni
  • Daniela Paro Zanzarino
  • Érika Moreti Campitelli

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i77p10594-10597

Palavras-chave:

Liderança Educadora

Biografia do Autor

Maria Aurélia da Silveira Assoni

Graduação em Enfermagem, Mestre em Ensino em Saúde, MBA Executivo em Saúde, Especialização em Preceptoria do SUS, Docência em Educação, Enfermagem do Trabalho, Terapia Intensiva e Emergência para Crianças e Adolescentes, Ginecologia e Obstetrícia. Coordenadora da Educação Permanente da rede de saúde do Hospital de Amor. Supervisora de Serviço de Saúde da Atenção Primária do Município de Barretos. Coordenadora do curso de Especialização em Gestão e Liderança em Enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata.

Daniela Paro Zanzarino

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista Unipiaget. Especialização em UTI Cardíaca e Hemodinâmica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP. Especialização de Enfermagem em Nefrologia. Centro Universitário Herminio Ometto de Araras, UNIARARAS. Especialização em Formação de Docentes em Enfermagem Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal.

Érika Moreti Campitelli

Graduação Enfermagem na Faculdade de Medicina Marília, Pós-Graduação em: Enfermagem oncologia, Faculdade de Medicina USP e Especialização Gestão em Saúde pelo Senac, Liderança e Gestão Saúde – FACISB. Enfermeira da educação Corporativa do Hospital de Amor, Barretos-SP.

Referências

Carvalho, Amanda Gleice Fernandes et al. Liderança autêntica

e perfil pessoal e profissional de enfermeiros. Acta

Paulista de Enfermagem [online]. 2016, v. 29, n. 6 [Acessado

Maio 2022] , pp. 618-625. Disponível em:

doi.org/10.1590/1982-0194201600087>. ISSN 1982-

https://doi.org/10.1590/1982-0194201600087.

Sousa LB, Barroso MGT. Reflexão sobre o cuidado como

essência da liderança em enfermagem. Esc Anna Nery Rev

Enferm. 2009 jan-mar; 13(1): 181-187. [acesso em 2012

jun 21]. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ean/

v13n1/v13n1a25.pdf>.

Silva, V. L. S., Camelo, S. H. H., Soares, M. I., Resck, Z. M.

R., Chaves, L. D. P., Santos, F. C. & Leal, L. A. (2017). Práticas

de liderança em enfermagem hospitalar: uma self de

enfermeiros gestores. Rev. esc. enferm. USP, 51:e03206.

http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016024403206

Rotinas de Enfermagem, Segunda Edição, 2022, 640 páginas,

Ed Eureka soluções pedagógicas LTDA. In: Educação

profissional na prática. ISBN 978-65-87177-22-9.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

da Silveira Assoni, M. A. ., Paro Zanzarino, D. ., & Moreti Campitelli, Érika . (2022). Liderança Educadora: um diferencial transformador para instituições de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 12(77), 10594–10597. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i77p10594-10597

Edição

Seção

Editorial