Tecnologia educativa na saúde das juventudes: Uma análise conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i77p10600-10615

Palavras-chave:

Tecnologia, Tecnologia da informação, Educação em saúde, Adolescente, Juventude

Resumo

Objetivo: Analisar o conceito de tecnologia educativa na saúde das juventudes. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa, ao qual se aplicou o método de análise conceitual de Walker e Avant. Foi realizada uma busca nas bases BDENF, LILACS e SciELO com 14 estudos que se relacionaram à temática. Resultados: O conceito de “Tecnologia educativa na saúde das juventudes”, define-se, como: “Expressão de comunicação e conhecimento em saúde, através de múltiplas mídias, linguagens e ferramentas eficazes para a promoção e educação em saúde”. Os principais antecedentes achados: conteúdos desintegrados da realidade; políticas públicas deficientes; relações verticalizadas na área da saúde; metodologia tradicional de ensino; Já os principais atributos, foram: informação, acesso à comunicação, ferramentas tecnológicas, interação virtual, inovação, multimídias, reflexão, internet, oficinas e jogos educativos, metodologias participativas, entre outros. Conclusão: O uso desse conceito no Brasil ainda é restrito, refletindo em uma caracterização incompleta do estado da arte deste.

Biografia do Autor

Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Edine Dias Pimentel Gomes

Fonoaudióloga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maria Rocineide Ferreira da Silva

Enfermeira. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da pós-graduação nos Programas de Saúde Coletiva, Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde e Mestrado Profissional em Saúde da Família, da UECE.

Sherida Karanini Paz de Oliveira

Enfermeira. Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE.

Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos

Enfermeira. Professora efetiva classe adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Vice-líder do grupo de pesquisa Redes de Atenção na Perspectiva da Saúde Coletiva e Enfermagem e pesquisadora do grupo de pesquisa Saúde da Mulher e Enfermagem.

Referências

-Lima CM, Santos S, Silvestre GCSB. Cinema e Promoção da Saúde: Experiência com Cine-Debate. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas. 2018; 8(22):1-9.

-Torres RAM, Silva MAM, Bezerra AEM, Abreu LDP, Mendonça GMM. Comunicação em saúde: uso de uma web rádio com escolares. J. Health Inform. 2015 abr.-jun.; 7(2):58-61. Acesso em 23 jan. 2022.

-Saboia VM, Moniz MA, Daher DV, Rangel ET, Moura JMB, Sá FC. Dinâmica comunicativa: avaliação da tecnologia educacional sobre drogas com estudantes universitários de enfermagem. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2016; 24 (1):e7849. Acesso em 22 dez. 2021.

-Mota, D. N.; Torres, R. A. M.; Guimarães, J. M. X.; Marinho, M. N. A. S. B.; Araújo, A. F. Tecnologias da informação e comunicação: influências no trabalho da Estratégia Saúde da Família. J. Health Inform. 2018 Abril-Junho; 10(2): 45-9. Acesso em 02.05.2022.

-Struchiner, M.; Giannella, T. R. Com-viver, com-ciência e cidadania: Uma pesquisa baseada em design integrando a temática da saúde e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.03, p. 942 – 969 jul./set.2016. Acesso em 21.05.2022.

-Palácio, M. A. V.; Cianella, D.; Struchiner, M. Narrativas digitais e aprendizagem: Um panorama a partir do ensino na saúde. Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2017 abr.-jun.; 11(2). Acesso em 21.05.2022.

-Alexander JW, Kroposki, M. Using a management perspective to define and measure changes in nursing technology. J Adv Nurs. 2001;35(5):776-83.

-Lopes EM, Pinheiro AKB, Pinheiro PNC, Vieira NFC. Technology and nursing practice – a bibliographical research. Online Braz J Nurs (Online) [ Internet]. 2009 [citado 2009 Jul 22]; 8(1). Disponível em: http://www.uff.br/ objnursing/index.php/nursing/article/view/j.1676- 4285.2009.1883/446.

-Parker FM, Lazenby RB, Brown JL. Mission possible CD rom: instructional tool for preceptors. Nurse Educ Today. 2012; 32(5):561-4.

- Walker, L. O.; Avant, K. C. Strategies for theory construction in nursing. 5th ed. New Jersey: Pearson Prentice Hall; 2011.

- Mororó, D. D. S.; Enders, B. C.; Lira, A. L. B. C.; Silva, C. M. B.; Menezes, R. M. P. Análise conceitual da gestão do cuidado em enfermagem no âmbito hospitalar. Acta Paul Enferm. 2017; 30 (3):323-32. Acesso em 24.06.2019.

- Fernandes, M. G. M; Nóbrega, M. M. L.; Garcia, T. R.; Macêdo-Costa, K. N. F. Análise conceitual: considerações metodológicas. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2011 Dec [cited 2019 June 24]; 64( 6 ): 1150-1156. Acesso em 20.06.2019.

- Cavalcante RB [+5+] et al. Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação em saúde de adolescentes escolares. J. Health Inform. 2012 out.-dez.; 4(4):182-6. Acesso em: 06/05/2022.

- Almeida TG, Vasconcelos EL, Trindade RFC [+3+] et al. Validação de material educativo como ferramenta pedagógica sobre métodos contraceptivos para adolescentes. Rev. enferm. UFPE on-line., Recife, 2016; 10(12):4696-700. Acesso em: 15/04/2022.

- Pinto ACS, Scopacasa LF, Bezerra LLAL [+3+] et al. Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação em Saúde de Adolescentes: Revisão Integrativa. Rev enferm UFPE on-line. Recife. 2017; 11(2):634-44. Acesso em: 13/05/2022.

-Valli GP, Cogo ALP. Blogs escolares sobre sexualidade: estudo exploratório documental. Rev Gaúcha Enferm. 2013; 34(3):31-37. Acesso em: 08/05/2022.

- Sousa MG, Oliveira EML, Coelho MMF [+3+] et al. Validação de jogo educativo sobre sexualidade para adolescentes. Rev Fund Care Online. 2018 jan./mar.; 10(1):203-209. DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.203-209.

- Aragão JMN, Gubert FA, Torres RAM, Silva ASR, Vieira NFC. The use of Facebook in health education: perceptions of adolescent students. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(2):265-71. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0604. Acesso em: 09/05/2022.

- Silva, KL. Construção e validação de cartilha educativa para prevenção da violência sexual na adolescência 2015. 146 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Acesso em: 11/05/2022.

- Manuela MFCC [+5+] et al. “Papo Irado”: Tecnologia de Educação Popular em Saúde com Adolescentes. Rev APS. 2011 out/dez; 14(4): 502-506. Acesso em: 08/05/2022.

-Gubert FA, Santos ACL, Aragão KA, Pererira DCR, Vieira NFC, Pinheiro PNC. Tecnologias educativas no contexto escolar: estratégia de educação em saúde em escola pública de Fortaleza-CE. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009; 11(1):165-72. Recuperado de: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n1/v11n1a21.htm. Acesso em: 10/05/2022.

- Barbosa SM, Dias FLA, Pinheiro AKB, Pinheiro PNC, Vieira NFC. Jogo educativo como estratégia de educação em saúde para adolescentes na prevenção às DST/AIDS. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2010; 12(2):337-41. Recuperado de: http://www.fen.ufg.br/revista/v12/n2/v12n2a17.htm. DOI: 10.5216/ree.v12i2.6710. Acesso em: 12/05/2022.

- Spizzirri RCP [+5+] et al. Adolescência conectada: Mapeando o uso da internet em jovens internautas. Revista Psicol. Argum., Curitiba, 2012 abr./jun; 30(69)327-335. Acesso em: 10/05/2022.

- Valesca MBC, Francisca LS, Valéria MC [+3+] et al. Educação em Saúde sobre Dst/Aids com Adolescentes de uma Escola Pública, Utilizando a Tecnologia Educacional como Instrumento. DST - J bras Doenças Sex Transm. 2009: 21(3): 124-128 - ISSN: 0103-4065.

- Mano SMF, Gouveia FC, Schall VT. “Amor e Sexo: Mitos, Verdades e Fantasias”: Jovens Avaliam Potencial de Material Multimídia Educativo em Saúde. Ciência & Educação. 2009; 15(3)647-658.

- Martins AKL, Nunes JM, Nóbrega MFB, Pinheiro, PNC, Souza, AMA, Vieira, NFC, et al. Literatura de cordel: tecnologia de educação para a saúde e enfermagem. Rev. Enferm. UERJ, 2011; 19(2)324-329. Acesso em 23.06.2022.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

da Conceição Bezerra Brito Veras, K., Alexandre de Sá Barreto Marinho, M. N., Pimentel Gomes, E. D., Ferreira da Silva, M. R., Paz de Oliveira, S. K., & Silva Bezerra dos Anjos, S. de J. (2022). Tecnologia educativa na saúde das juventudes: Uma análise conceitual. Saúde Coletiva (Barueri), 12(77), 10600–10615. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i77p10600-10615

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos