Estratégias efetivas para a capacitação profissional na atenção primária à saúde: Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i77p10628-10639

Palavras-chave:

Capacitação Profissional, Educação Continuada, Aprendizagem Baseada em Problemas, Equipe de Assistência ao Paciente, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: analisar as estratégias consideradas efetivas na capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde. Método: Revisão integrativa nas bases LILACS; PubMed; SCOPUS sem corte temporal, nos idiomas inglês, português e espanhol, desenvolvida nos meses de janeiro a março de 2022. Resultados: De 859 publicações após a aplicação dos critérios de seleção identificou-se 17 estudos primários, desses 14 foram estudos nacionais. As estratégias de capacitação foram categorizadas seguindo o referencial da Educação Permanente em Saúde em 1) Estratégias efetivas para Educação Permanente em Saúde; e 2) Estratégias menos efetivas para Educação Permanente em Saúde. Conclusão: Nas estratégias menos efetivas utilizou-se o conceito de Educação Continuada, com visão bancária e tradicionalista, e a concepção crítico-reflexiva nas capacitações efetivas e problematizadoras. Um aspecto a ser explorado na Atenção Primária a Saúde refere-se à apropriação conceitual sobre Educação Continuada, Educação Permanente em Saúde e Educação Interprofissional em Saúde nas ações assistenciais e gerenciais.

Biografia do Autor

Camila Maria Silva Paraizo-Horvath

Enfermeira, Doutoranda em Ciências pelo programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP),

Antonio Jorge Silva Correa Júnior

Enfermeiro, Doutorando em Ciências pelo programa de Enfermagem Fundamental da EERP/USP

Janderson Cleiton Aguiar

Enfermeiro, Doutorando em Ciências pelo programa de Enfermagem Fundamental da EERP/US

Tatiana Mara da Silva Russo

Enfermeira, Doutoranda em Ciências pelo programa de Enfermagem Fundamental da EERP/USP

André Aparecido da Silva Teles

Enfermeiro, Doutor em Ciências pelo programa de Enfermagem Fundamental da EERP/USP

Helena Megumi Sonobe

Enfermeira, Doutora pelo programa de Enfermagem Fundamental da EERP/USP

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Silva Paraizo-Horvath, C. M., Silva Correa Júnior, A. J., Cleiton Aguiar, J., da Silva Russo, T. M., da Silva Teles, A. A., & Megumi Sonobe, H. (2022). Estratégias efetivas para a capacitação profissional na atenção primária à saúde: Revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 12(77), 10628–10639. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i77p10628-10639

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Seção

Artigos Cientí­ficos