Educação interprofissional percepção de estudantes da saúde: Estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i79p11059-11072Palavras-chave:
Educação interprofissional, Ensino, Estudantes, AprendizagemResumo
Objetivo: investigar a percepção de estudantes de graduação sobre a Educação Interprofissional (EIP) para formação em saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual os dados foram obtidos a partir da seleção de 94 candidatos do PET-Saúde/Interprofissionalidade realizada em 2018. Resultados: Apontaram as percepções dos estudantes a partir de quatro categorias: 1) Formação pautada na troca de saberes e experiências – “quem ganha com isso é o paciente”, 2) Desenvolvimento de características pessoais para o trabalho em equipe – “saber olhar o ponto de vista do próximo”, 3) Profissional mais bem preparado para o mercado de trabalho – “desenvolvimento pessoal e amadurecimento de ideias” e 4) Qualidade do cuidado em saúde – “serviço de saúde mais próximo da excelência”. Considerações Finais: A experiência de vivenciar a EIP por meio do PET-Saúde viabiliza a possibilidade de uma graduação mais completa, com o desenvolvimento de habilidades importantes na colaboração interprofissional.
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