Instrumentalização dos agentes comunitários de saúde acerca do calendário de vacina: Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i81p11688-11701Palavras-chave:
Educação em Saúde, Enfermagem, Vacinas, Agentes Comunitários de SaúdeResumo
Objetivo: Relatar a experiência de uma Educação em Saúde para instrumentalizar e atualizar os Agentes Comunitários de Saúde acerca do calendário de vacina. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca de uma educação em saúde realizada em uma Estratégia de Saúde da Família, conforme a Metodologia da problematização. Resultados: A lacuna de conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde sobre o calendário de vacina desencadeou o desenvolvimento das atividades e abordaram o calendário em todo o ciclo vital. Assim, observou-se interação e interesse durante as ações, além da confecção de materiais para uso na prática destes profissionais no contexto das vacinas. Conclusão: Instrumentalizar e atualizar os Agentes Comunitários de Saúde sobre o calendário de vacina por meio da educação em saúde é capaz de aumentar as oportunidades e garantir o vínculo necessário para que a população tenha adesão e confiança no que é proposto.
Referências
Ministério da Saúde (BR). Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [cited 2021 dec 28].
Gugel S, Girardi LM, Vaneski LM, Souza RP, Pinotti ROE, Lachowicz G, et al. Perceptions about the importance of vaccination and vacinal refusal: a bibliographic review. Braz J Dev [Internet]. 2021 [cited 2021 dec 28]; 7(3):22710-22722. DOI:10.34117/bjdv7n3-135.
Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017: Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2017 [cited 2021 nov 3]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html.
Almeida AOS, Oliveira AMB, Martins ACGS,Costa NP, Martins TS, Pereira NML, et al. Community Health Agents' knowledge about the infant vaccination calendar. Res Soc Dev [Internet]. 2021 [cited 2021 nov 3]; 10(7): e30010716591. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16591.
World Health Organization (WHO), United Nations Children’s Fund (UNICEF). The role of community health workers in COVID-19 vaccination [Internet]. 2021 [cited 2021 nov 3]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/54794.
Assad SGB, Corvino MPF, Valente GSC, Cortez EA, Santos SCP. Permanent education and vaccination: minimizing missed opportunities. Res Soc Dev [Internet]. 2020 [cited 2022 mar 28]; 9(11): e59391110198. Available from: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10198.
Cavalcante BLL, Lima UTS. Relato de experiência de estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health. 2012; 1(2):94-103.
Colombo AA, Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semin Ciênc Soc Hum. 2007; 28(2):121-146.
Damaceno AC, Pedroso AM, Pereira ACS, Rodrigues BTR, Oliveira JM, Siqueira MGC, et al. Gestão de suprimentos em tempos de pandemia: o desafio da logística hospitalar. Inova+ Cadernos de Graduação da Faculdade da Indústria [Internet]. 2021 [cited 2022 jan 04]; 2(2): 605-616. Available from: http://app.fiepr.org.br/revistacientifica/index.php/inovamais/article/view/647/574.
Ministério da Saúde (BR). Calendário Vacinal 2020 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [cited 2021 nov 3]. Available from: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2020.
Figueiredo Júnior AM, Reis DP, Pimenta ACA, Santos L de J da C, Frazão J de M, da Silva MCR, et al. Percepção de acadêmicos de Enfermagem sobre educação em saúde na perspectiva da qualificação do cuidado. REAS [Internet]. 2020 [cited 2022 mar 28]; 12(1):e1964. Available from: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/1964.
Bezerra MM, Medeiros KR. Limites do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB): em foco, a gestão do trabalho e a educação na saúde. Saúde Debate [Internet]. 2018 [cited 2022 jan 19]; 42(2):188-202. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-11042018S213.